sábado, 18 de junho de 2011

Pilates e Mulligan: Combinação perfeita

Uma técnica maravilhosa e que dá certo na grande maioria dos casos, é a terapia manual com Mulligan, mas que técnica é essa?


Brian Mulligan, fisioterapeuta formado na Nova Zelândia em 1954, engajado no interesse em terapia manual por Stanley Paris, ainda na década de 60.
Aluno dedicado do norueguês Fred Kaltenborn, estabeleceu contatos com os principais expoentes internacionais da terapia manual, tais como Maitland, Cyriax, Elvey, McKenzie.
Vem ensinando seus conceitos desde 1972 em diversos países como Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Singapura, Portugal.

As técnicas inovadoras do Dr. Mulligan podem combinar movimentos acessórios passivos exclusivos e passivos combinados com movimentos fisiológicos ativos.

Incluem:

- NAGS

- SNAGS

- MWM (Mobilizações com movimento)

- MWAM (Mobilizações da coluna com movimentos dos braços)

- MWLM (Mobilizações da coluna com movimentos das pernas)

- Técnicas especiais para cefaléias, vertigens e entorses de tornozelo

Algumas particularidades da técnica de SNAGS

- realizadas com carga;

- são mobilizações combinadas com movimentos ativos ou passivos;

- seguem as regras de mobilização de Kaltenborn;

- são sustentadas e necessitam de uma pressão mais intensa no final do arco;

- podem ser aplicadas a todas as articulações da coluna vertebral;

- são indolores quando realizadas corretamente e bem indicadas clinicamente.



Normalmente ela é utilizada quando, após uma lesão ou trauma, uma articulação assume uma posição ligeiramente anormal, muitas vezes não visível a exames de imagem como, por exemplo, o RX. Essas falhas posicionais limitam movimentos fisiológicos e causam dor.

A técnica do Mulligan foi desenvolvida para reparar essas pequenas falhas e a terapia é executada de forma indolor. Se houver dor é porque a técnica não foi eficaz. Existem várias formas de se aplicar a técnica em todas as articulações como: cervical, joelho, punho etc.

É uma técnica que visa reposicionar a articulação, recuperando a sua mobilidade normal, aliviando a dor. O resultado é imediato.

É indicado para casos de rigidez articular e dor.

E o pilates, onde entra nisso?


Neste caso o Mulligan entra no início da aula aliviando as dores para desenvolver um melhor trabalho cinético e para manter o reposicionamento que foi adquirido com a utilização da técnica.

Fonte:
http://www.institutomulligan.com.br/

Imagens:
.Google

0 comentários:

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons