A estimulação neural de um músculo faz com que os elementos contráteis de suas fibras tentem encurtar-se ao longo do eixo longitudinal. Os termos isométrico e estático descrevem a atividade muscular sem qualquer modificação perceptível no comprimento das fibras musculares. Uma contração muscular dinâmica produz movimento do esqueleto. As contrações concêntricas e excêntricas representam os dois tipos de contrações musculares dinâmicas.
- A contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta e observa-se movimento articular à medida que a tensão aumenta.
- A contração excêntrica ocorre quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga à medida que a tensão aumenta no item (c). O peso é abaixado lentamente contra a força da gravidade. À semelhança da analogia para o alimento em uma contração muscular concêntrica, a volta do garfo para o prato envolve uma contração excêntrica do músculo bíceps. As fibras musculares (mais especificamente, os sarcômeros) dos músculos das extremidades superiores se alongam numa contração excêntrica para evitar que o peso (ou o garfo) caia sobre a superfície. No levantamento de pesos, com bastante frequência os músculos agem excentricamente quando o peso retorna lentamente para a posição inicial a fim de dar início a uma nova contração concêntrica (encurtamento). A contração muscular excêntrica durante essa fase da "recuperação" representa um acréscimo para o trabalho total e a eficácia da repetição do exercício.
- A contração isométrica ocorre quando um músculo gera força e tenta encurtar-se mas não consegue superar a resistência externa. Do ponto de vista da física, este tipo de contração muscular, não produz qualquer trabalho externo. Uma contração isométrica (estática) pode gerar uma quantidade considerável de força apesar da ausência de alongamento ou de encurtamento perceptivo dos sarcômeros musculares e do subsequente movimento articular.
- McArdle W.D., Katch F.I., Katch V.L., Fisiologia do Exercício, 6ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008.