Abordagem GDS na assistência ao trabalho de parto
A assistência ao trabalho de parto e ao parto determina a qualidade da experiência com o nascimento, tem repercussão na vida reprodutiva e sexual da mulher, no amadurecimento pessoal e na construção da maternidade. O corpo ocupa o centro deste processo e neste sentido, a abordagem GDS tem a amplitude conceitual e metodológica para pensar e analisar o corpo em movimento, o corpo quanto história pessoal e campo da experiência pessoal.
Pilates na IstoÉ
Venha já marcar sua aula experimental no Studio Metacorpus copacabana, Rua Barata Ribeiro Nº668. Tel: 4124-2576 Procurar Silvana Souza e Diego Ramon.
Osteosarcoma e Pilates
O osteossarcoma (OS) é um tumor maligno primário de ossos mais frequente em crianças, adolescentes, adultos e jovens. Seu pico de incidência ocorre na segunda década de vida; representa aproximadamente 5% das doenças malignas da infância e adolescência. Nos últimos 25 anos, observou-se uma melhora significativa no prognóstico de pacientes com OS, especialmente aqueles com doença localizada.
O Perineo e o Pilates
O assoalho pélvico ou como também é conhecido, o diafragma pélvico, é formado pelos músculos levantadores do ânus e coccígeo. Ele se estende entre o púbis anteriormente e o cóccix posteriormente e de uma parede lateral da pelve até a outra.
Mobilidade de coluna no Pilates
A coluna vertebral apresenta quatro curvaturas normais. As curvaturas torácica e sacral, com concavidade anterior, estão presentes desde o nascimento e são referidas como curvaturas primárias. As curvaturas lombar e cervical, com concavidade posterior desenvolvem-se em decorrência da sustentação de peso em uma posição ereta, depois que a criança começa a se sentar e levantar. Como essas curvaturas não estão presentes desde o nascimento, são denominadas curvaturas vertebrais secundárias...
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Pilates pós carnaval- humor
http://metacorpuspilates.com.br/studios.asp
Diego Ramon e Silvana Souza- Equipe de Pilates Metacorpus RJ.
Rua: Barata Ribeiro, 668. Copacabana- RJ
Tel: (21): 4124-2576
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Pilates e qualidade de vida no Brasil
Com o passar do tempo, a Metacorpus cresceu e tornou-se uma das principais empresas especializadas na técnica do Pilates, tratando patologias e ministrando cursos e aulas em studios espalhados pelo Brasil. Hoje, a empresa opera em 15 estados brasileiros com cursos regulares e possui studios próprios em várias das principais capitais destes estados.
Com sede própria na cidade do Rio de Janeiro, a empresa produz atualmente três linhas de produtos para Pilates: Clinical, Elite e Padrão. Os produtos Metacorpus são reconhecidos pela excelência e qualidade e utilizados por todo o mercado Latino Americano e também por clientes da América do Norte, Europa e África.
O Know How no manejo do aço inoxidável vem de longa data, tanto é que a Metacorpus também fabrica móveis e estruturas pré-concebidas em aço inoxidável. Neste ramo de atividade a Metacorpus interage com profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e decoração que possuem mais de 20 anos de experiência no manejo das matérias primas essenciais (aço inoxidável e madeiras maciças). Contamos ainda com profissionais das áreas de Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudióloga, Pedagogia, Engenharia, Contabilidade, Administração, Arquitetura, Dança, Decoração, Comunicação e Direito que enriquecem a empresa com idéias e mantêm a qualidade dos produtos e serviços prestados.
A Metacorpus perseguirá continuamente suas metas de promover o bem estar físico e mental de seus clientes através do Método Pilates e fornecer produtos e serviços que viabilizem ao profissional da área de saúde aplicar o Método Pilates. Para tal se coloca no mercado da saúde como referência para produtos e serviços para o método Pilates.
- O grande livro de Pilates- Bem-estar, saúde e qualidade de vida.
- Metacorpus: http://metacorpuspilates.com.br/default.asp
domingo, 5 de fevereiro de 2012
O cérebro preparado para aprender
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Diferentes formas de contração muscular durante a prática do Pilates
A estimulação neural de um músculo faz com que os elementos contráteis de suas fibras tentem encurtar-se ao longo do eixo longitudinal. Os termos isométrico e estático descrevem a atividade muscular sem qualquer modificação perceptível no comprimento das fibras musculares. Uma contração muscular dinâmica produz movimento do esqueleto. As contrações concêntricas e excêntricas representam os dois tipos de contrações musculares dinâmicas.
- A contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta e observa-se movimento articular à medida que a tensão aumenta.
- A contração excêntrica ocorre quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga à medida que a tensão aumenta no item (c). O peso é abaixado lentamente contra a força da gravidade. À semelhança da analogia para o alimento em uma contração muscular concêntrica, a volta do garfo para o prato envolve uma contração excêntrica do músculo bíceps. As fibras musculares (mais especificamente, os sarcômeros) dos músculos das extremidades superiores se alongam numa contração excêntrica para evitar que o peso (ou o garfo) caia sobre a superfície. No levantamento de pesos, com bastante frequência os músculos agem excentricamente quando o peso retorna lentamente para a posição inicial a fim de dar início a uma nova contração concêntrica (encurtamento). A contração muscular excêntrica durante essa fase da "recuperação" representa um acréscimo para o trabalho total e a eficácia da repetição do exercício.
- A contração isométrica ocorre quando um músculo gera força e tenta encurtar-se mas não consegue superar a resistência externa. Do ponto de vista da física, este tipo de contração muscular, não produz qualquer trabalho externo. Uma contração isométrica (estática) pode gerar uma quantidade considerável de força apesar da ausência de alongamento ou de encurtamento perceptivo dos sarcômeros musculares e do subsequente movimento articular.
- McArdle W.D., Katch F.I., Katch V.L., Fisiologia do Exercício, 6ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008.