sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pilates pós carnaval- humor

Procure o Studio da Metacorpus mais próximo da sua casa e marque já uma aula experimental.
http://metacorpuspilates.com.br/studios.asp


Diego Ramon e Silvana Souza- Equipe de Pilates Metacorpus RJ.
Rua: Barata Ribeiro, 668. Copacabana- RJ
Tel: (21): 4124-2576

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pilates e qualidade de vida no Brasil


Bem-estar, saúde e qualidade de vida. Esses são os grandes resultados vivenciados pelos praticantes do Pilates, um sistema de exercícios que promove o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates no início do século 20, a técnica que une condicionamento físico e mental conquistou adeptos no Brasil e no mundo, ganhando a cada dia mais espaço, seja em ambientes de fisioterapia ou mesmo em academias de ginástica. 
Com o objetivo de fortalecer músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo, os exercícios de Pilates ensinam a consciência da respiração, alinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos dorsais profundos. O método trabalha o corpo como um todo, promovendo saúde, beleza e qualidade de vida.
A prática dos movimentos naturais permite o controle sobre o corpo, levando em conta a concentração, a percepção de si, o alongamento e a flexibilidade, além da força e do desenvolvimento físico. 
Ao contrário da ginástica convencional, o foco do Pilates não está na quantidade, mas na qualidade da execução dos movimentos. A qualidade e a precisão deles é que são focadas. Por isso, concentração, precisão e controle dos movimentos são essenciais para alcançar resultados significativos em um tempo mais curto do que o esperado. O Pilates conta com mais de 500 exercícios que vão dos níveis básico ao avançado e devem ser executados sob orientação profissional. 
Os exercícios são aplicados de acordo com as necessidades do indivíduo. Aos poucos os movimentos tornam-se cada vez mais complexos, conforme o praticante evolui na técnica.
Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios que já foram citados em outra postagem, mas vele a pena reforçar: respiração, concentração, centro, precisão, fluidez e controle. 

Princípios

Respiração: ao realizar uma respiração completa, na expiração é expelido todo ar impuro e na inspiração é trazido o ar fresco, promovendo mais vitalidade ao corpo. Durante a fase de esforço, utilizamos a expiração  e a inspiração para preparar o movimento.

Concentração: é a conexão entre o corpo e a mente, garante o desenvolvimento da consciência corporal. O praticante deve colocar sua atenção em cada gesto. Com o objetivo de trabalhar o corpo, é necessário estar em sintonia com a mente, pois é ela que vai comandar a ação muscular. Para realizar um dado movimento, é necessário prestar a máxima atenção para ter uma execução plena e eficaz. 

Centro: centro de força (powerhouse) de onde se organizam os movimentos. Toda a energia requerida pela execução de exercícios é iniciada no centro de força, fluindo para as extremidades e garantindo a estabilidade da coluna.

Precisão: para usufruir na totalidade dos benefícios dos exercícios de Pilates, é necessário que se preste atenção em cada detalhe, executando as poses de modo preciso. A qualidade do exercício é mais importante que a quantidade.

Fluidez: a execução do exercício é feita de forma fluida e harmoniosa. Os movimentos são contínuos e ritmados, evitando, assim, tensão, rigidez e mal- estar. 

Controle: é a essência do método, pois, quando o trabalho é feito a partir do centro e com alta contração, terá como resultado o controle total do movimento a ser executado. A realização plena do movimento evita lesões e gera resultados positivos. 

Benefícios

Diversos são os benefícios do Pilates, seja para a mente, seja para o corpo. Entre eles, estão: condicionamento do corpo, melhora da capacidade cardiorrespiratória, com desenvolvimento da função e eficiência pulmonar e melhora da circulação; aumento da força; elasticidade muscular e mobilidade articular; alívio do estresse e da tensão; otimização do desempenho esportivo; melhoria do desempenho sexual; melhoria das funções neuromusculares; despertar da consciência e controle corporal, permitindo uma conduta postural correta; diminuição da porcentagem de gordura corporal; aumento da densidade óssea; melhoria do estado geral de saúde. Além disso, estão inclusos; aumento da estabilidade para a pélvis e os ombros; prevenção de doenças e reabilitação física; mais equilíbrio e coordenação; alívio de dores; promoção do bem-estar; integração entre corpo, mente e espírito. 

Aparelhos

Para a execução dos exercícios, Joseph Pilates desenvolveu aparelhos apropriados para o seu método: o cadillac, o reformer, a cadeira e o barrel.

Cadillac: inspirado nas camas hospitalares do campo de concentração na Primeira Guerra mundial, quando Pilates adaptou alguns acessórios como alças e molas. As barras e os diversos acessórios auxiliam na execução dos movimentos para praticantes saudáveis ou na reabilitação de lesões. Praticantes em níveis avançados utilizam as barras de ferro localizados na parte superior do equipamento, similar às barras paralelas utilizadas por ginastas em suas acrobacias. Foi desenvolvido para corrigir e estimular novas formas de equilíbrio, desenvolver força, flexibilidade, mobilidade articular e estabilidade a a partir do centro de força. Há mais de 80 possibilidades de exercícios, além de suas variações.


Reformer: composto por molas, alças e tiras de couro (que hoje são cordas), funciona como um carro que corre sobre uma plataforma de madeira. A resistência das molas pode ser alterada para diminuir ou aumentar a potência, dificultando ou facilitando a execução dependendo de cada movimento. Existem cerca de 100 exercícios diferentes que podem ser executados : deitado, ajoelhado, sentado e de pé.



Cadeira: utilizando a resistência das molas, a wunda chair foi inspirada no trabalho de artistas de circo. Ele permite uma ampla variedade de movimentos, exigindo fortalecimento, flexibilidade muscular, controle do equilíbrio e alinhamento corporal.
É possível trabalhar em várias posições: sentado, deitado, apoiado nos joelhos, em frente, atrás ou em pé sobre ela , fazendo da cadeira o mais funcional dos aparelhos. As molas podem ser alteradas conforme o exercício e a intensidade.


Barris: o small barrel (conhecido como meia- lua), é o menos deles. Já o ladder barrel foi inspirado no aparelho "cavalo" da ginástica olímpica. Os exercícios nos barris trabalham no alongamento axial e na descompressão discal, além de promover alinhamento e equilíbrio entre os grupos musculares do tronco, corrigindo maus hábitos posturais. Pode-se trabalhar em decúbito dorsal , ventral, em cima e na lateral. 



História do Pilates no Brasil

No Brasil, o método chegou apenas nos anos 1990, na Bahia, sob a iniciativa de Alice Becker, hoje diretora da Physio Pilates, a primeira brasileira a se certificar para instrução do Pilates. A dançarina Ruth Rachou, em 1993, trouxe a técnica para o espaço de dança Ruth Rachou em São Paulo. Em 1994, Maria Cristina Rossi Abrami, certificada pelo Physicalmind Institute, nos EUA, iniciou as suas atividades com pilates em São Paulo, no centro de Ginástica Postural Angélica (CGPA). Em 1996, Inélia Garcia, após ter feito a sua certificação com Romana Kryzanowska, iniciou também em São Paulo os trabalhos com a técnica de Pilates. Licenciada pelo The Pilates Studio, Inélia promove cursos de formação no Brasil. Já Elaine de Markondes é responsável pela difusão do pilates em Curitiba desde 1997.
A Metacorpus iniciou sua marcante e inovadora trajetória no ramo do método Pilates em 2002, na cidade do Rio de Janeiro. Naquele ano, os fisioterapeutas Michel Henriques Salgado e Sérgio Machado Cunha, com muita coragem, vontade de acertar e sem medo de arriscar, produziram os seus próprios aparelhos para a prática de exercícios e, com um primeiro e notável diferencial no mercado, introduziram o uso de aço inoxidável nas partes metálicas dos equipamentos. O grande sucesso alcançado durante a festa de inauguração, inclusive com encomendas de aparelhos, levou os profissionais a vislumbrarem a possibilidade de produzir os equipamentos com excelência, qualidade e preços mais acessíveis aos praticados no mercado. 
Sergio e Michel começaram a obter excelentes resultados no tratamento de patologias aplicando o Pilates como técnica. Resolveram, então, montar um curso que possibilitasse aos profissionais da área da Saúde a formação em Pilates e, consequentemente, a difusão da técnica para tratamento de pacientes e como ferramenta de condicionamento físico. 
Com o passar do tempo, a Metacorpus cresceu e tornou-se uma das principais empresas especializadas na técnica do Pilates, tratando patologias e ministrando cursos e aulas em studios espalhados pelo Brasil. Hoje, a empresa opera em 15 estados brasileiros com cursos regulares e possui studios próprios em várias das principais capitais destes estados. 
Com sede própria na cidade do Rio de Janeiro, a empresa produz atualmente três linhas de produtos para Pilates: Clinical, Elite e Padrão. Os produtos Metacorpus são reconhecidos pela excelência e qualidade e utilizados por todo o mercado Latino Americano e também por clientes da América do Norte, Europa e África. 
O Know How no manejo do aço inoxidável vem de longa data, tanto é que a Metacorpus também fabrica móveis e estruturas pré-concebidas em aço inoxidável. Neste ramo de atividade a Metacorpus interage com profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e decoração que possuem mais de 20 anos de experiência no manejo das matérias primas essenciais (aço inoxidável e madeiras maciças). Contamos ainda com profissionais das áreas de Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudióloga, Pedagogia, Engenharia, Contabilidade, Administração, Arquitetura, Dança, Decoração, Comunicação e Direito que enriquecem a empresa com idéias e mantêm a qualidade dos produtos e serviços prestados. 
A Metacorpus perseguirá continuamente suas metas de promover o bem estar físico e mental de seus clientes através do Método Pilates e fornecer produtos e serviços que viabilizem ao profissional da área de saúde aplicar o Método Pilates. Para tal se coloca no mercado da saúde como referência para produtos e serviços para o método Pilates. 


Para informações na compra dos aparelhos e na realização dos cursos, entrem em contato com  a Central da Metacorpus: 0800-2826051.

                            

Fonte:
Imagens:
  • Google



domingo, 5 de fevereiro de 2012

O cérebro preparado para aprender




Estudando para provas?? Comece pensando em como atingir seu "estado de aprendizagem"
Até o momento, os neurocientistas têm-se centrado na identificação das estruturas cerebrais ativadas durante o processo de aprendizado. "Mas ninguém olhou para o estado de preparação" diz John Gabrieli doMassachusetts Institute of Techonology (MIT). "A ideia é identificar, antes do evento, se o cérebro estrá preparado para aprender".
Gabrieli e colaboradoes usaram a Ressonância Magnética Funcional de varredura para monitorar a atividade do cérebro de 20 voluntários e verificar se o cérebro de fato entra em um "estado de aprendizagem". Foram apresentadas 250 imagens, uma de cada vez, e foi pedido aos voluntários que as memorizassem. Duas horas depois, as imagems foram mostradas novamente aos voluntários, no entanto elas foram misturadas com outrs 250 imagens novas. Foi solicitado aos voluntários que lembram-se quais as imagens foram vistas no primeiro momento.
Olhando os resultados, a equipe ficou surpresa ao descobrir que momentos antes das imagens que foram lembradas serem apresentadas aos voluntários foi verificado baixo nível de atividade na área parahipocampal - região conhecida por ser altamente ativa durante a aprendizagem. "Talvez o fato desta região estar menos ativa signifique que houve uma 'limpeza' - ou seja, esta região estava mais aberta para o estímulo provocar uma resposta", sugere Gabrieli.
Para investigar mais profundamente, a equipe tentou melhorar o escore de teste de memória subsequente dos participantes através da apresentação de imagens apenas quando eles apresentassem esse padrão de atividade cerebral (baixo nível de atividade na área parahipocampal). "Houve uma melhora em torno de 30% na tarefa de memória", diz Gabrieli (NeuroImage, DOI:10.1016/l.neuroimage.2011.07.063).
A equipe do MIT está trabalhando agora em uma maneira de monitorar essa "preparação para aprender" usando eletroencefalografia (EEG) - uma técnica de monitoramento cerebral mais portátil e mais barata. A ideia de Gabrielli é tornar o aprendizado mais eficiente, e seletivamente ensinar o cérebro preparado. "Você poderia imaginar um sistema de aprendizagem baseado em computador que pararia quando o cérebro não estivesse preparado para aprender, e reiniciar o aprendizado quando ele estiver", diz ele.
Leonardo Cohen, do National Institute of Health (NIH), em Bethesda, Maryland, acredita que o próximo passo seria recompensar esses indivíduos para ajudá-los a entrar nesse estado de preparação por vontade própria. "Otimizar estas regiões do cérebro seria uma forma mais sofisticada de se aproximar de uma tarefa de aprendizagem", diz Cohen. "É uma ideia muito emocionante".
Uma terceira abordagem seria encontrar uma maneira de estimular o mesmo padrão no cérebro de uma pessoa. Já foi mostrado que a estimulação cerebral usando correntes elétricas pode impulsionar uma série de funções cognitivas. Esta técnica poderia nos ajudar a nos tornarmos melhores alunos?
"A combinação de estimulação cerebral com a abordagem de Gabrieli poderia levar o desempenho a um nível mais alto", diz Cohen. Ele sugere ensinar o indíviduo, uma vez que ele esteja no estado de preparação, e, em seguida estimular áreas do cérebro conhecidas por estarem envolvidas na consolidação da memória para fortificar o processo de aprendizagem: talvez o melhor na otimização do cérebro.

FONTE: www.newscientist.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Diferentes formas de contração muscular durante a prática do Pilates



A estimulação neural de um músculo faz com que os elementos contráteis de suas fibras tentem encurtar-se ao longo do eixo longitudinal. Os termos isométrico e estático descrevem a atividade muscular sem qualquer modificação perceptível no comprimento das fibras musculares. Uma contração muscular dinâmica produz movimento do esqueleto. As contrações concêntricas e excêntricas representam os dois tipos de contrações musculares dinâmicas.


  • A contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta e observa-se movimento articular à medida que a tensão aumenta.

 

A figura ilustra uma contração concêntrica no item (a) ao elevar um haltere da posição do cotovelo estendido para a posição fletida. Outrossim, ao levantar um garfo para levar o alimento do prato para a boca torna-se necessária uma contração concêntrica do músculo bíceps. 

  • A contração excêntrica ocorre quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga à medida que a tensão aumenta no item (c). O peso é abaixado lentamente contra a força da gravidade. À semelhança da analogia para o alimento em uma contração muscular concêntrica, a volta do garfo para o prato envolve uma contração excêntrica do músculo bíceps. As fibras musculares (mais especificamente, os sarcômeros) dos músculos das extremidades superiores se alongam numa contração excêntrica para evitar que o peso (ou o garfo) caia sobre a superfície. No levantamento de pesos, com bastante frequência os músculos agem excentricamente quando o peso retorna lentamente para a posição inicial a fim de dar início a uma nova contração concêntrica (encurtamento). A contração muscular excêntrica durante essa fase da "recuperação" representa um acréscimo para o trabalho total e a eficácia da repetição do exercício.
  • A contração isométrica ocorre quando um músculo gera força e tenta encurtar-se mas não consegue superar a resistência externa. Do ponto de vista da física, este tipo de contração muscular, não produz qualquer trabalho externo. Uma contração isométrica (estática) pode gerar uma quantidade considerável de força apesar da ausência de alongamento ou de encurtamento perceptivo dos sarcômeros musculares e do subsequente movimento articular.
O termo isotônico, que deriva da palavra grega isotonos (iso significa o mesmo ou igual, tonos significa tensão ou esforço), refere-se comumente às contrações musculares concêntricas e excêntricas, pois ocorre um movimento em ambos os casos. Este termo carece de precisão quando aplicado à maioria das contrações musculares dinâmicas que envolvem movimento; a capacidade efetiva do músculo de gerar força varia continuamente quando o ângulo articular se modifica através da ADM.

Por isso no Pilates da Metacorpus trabalhamos com foco nessas contrações juntamente com a respiração. Inspirar para preparar o movimento, expirar na fase concêntrica, parar no final desta fase, manter uma isometria puxando o ar e na fase excêntrica que também é de grande importância, realizaremos o movimento retornando para a fase inicial durante a expiração. O aluno mantendo a Power House que foi citada no post anterior e fazendo essas fases da contração controlando o movimento, ganhará estabilização do centro e principalmente terá segurança e conforto na realização dos exercícios, livre de dor e de qualquer compensação.  

Fonte:
  •  McArdle W.D., Katch F.I., Katch V.L., Fisiologia do Exercício, 6ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008. 
Imagens:
  • Google

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons