terça-feira, 24 de maio de 2011

Articulação temporomandibular (ATM)



Os ossos que compõem a ATM são a mandíbula, que é a parte móvel da articulação, e o temporal fixado no crânio. A mandíbula, que tem a forma de "U", é o único osso móvel do crânio e sustenta os dentes inferiores. Ela se divide em corpo da mandíbula e ramo da mandíbula e apresenta acidentes ósseos importantes, pois são pontos de origem e inserção de tecidos moles fundamentais para a biomecânica temporomandibular, como o ângulo da mandíbula, o processo condilar (cabeça da mandíbula) e o processo coronoide.
O osso temporal é dividido em três partes, escamosa, timpânica e petrosa.
A fossa mandibular, juntamente com a eminência articular e o côndilo, irão formar as superfícies articulares da ATM.

Fonte: Livro de Terapia Manual nas Disfunções da ATM.
Autores: Marcelo Tenreiro e Robson dos Sanots.

No curso que eu fiz de RPG avançado em cervical, aprendi algumas manobras importantes para o alívio das dores nesta articulação que tanto atormenta a vida dos pacientes.
Uma manobra importante, que a professora Rita Menezes adaptou da odonto para a RPG, foi a de distração manipulada.
Paciente em decúbito dorsal, terapeuta por trás do paciente que está deitado na maca, uma mão no queixo e a outra segurando a testa do paciente para não sair da posição, terapeuta com a mão no queixo faz movimentos rápidos de abertura e fechamento da boca do paciente várias vezes. Paciente sozinho faz abertura de boca, deslizamento anterior e desvia a mandíbula para a direita e esquerda. Essa manobra é importante para retirar qualquer registro que o paciente tenha adotado por conta da dor, como um desvio lateral da mandíbula e partindo daí examina qual a musculatura que está tensionada, que lado ele desvia, se é mais para o direito ou o esquerdo. O lado que o paciente tem mais dificuldade tem que ser liberado. Polegar fixado no côndilo, indicador e terceiro dedo na lateral do ramo da mandíbula. Polegar (terapeuta), entre os dentes. Faz contrações isométricas em mordida e desvio para o lado oposto da dificuldade, quando o paciente relaxar ganha do lado da limitação. Com dificuldade em fazer o desvio lateral da mandíbula para a direita, faz a manobra para a esquerda e quando ele relaxar ganha para o lado direito.



As outras manobras infelizmente só para quem fez o curso ou quem estiver interessado em fazer, vai o link do Institudo Souchard: http://www.rpgrio.com.br/

2 comentários:

Bruna D. disse...

Ahhh Silvana, queria ter sido sua cobaia tbm, igual fui do Diego com a crochetagem no curso de Pilates ^^
Vc nem imagina como essas manobras são a salvação pra mim ^^
=* Bruna Dardengo

PHP disse...

Oi Bruninha, pois é, vc precisa e muito destas manobras. Fiz em uma paciente ontem no rpg e ela saiu aliviada, vou ver amanhã como ela está se sentindo. Qdo vier ao RJ prometo fazer em vc!! Beijos ;)

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons