terça-feira, 12 de julho de 2011

Exercícios de Fortalecimento para crianças e adolescentes


As pesquisas mostram que tanto meninos quanto meninas beneficiam-se do treinamento de força na infância e nos anos da puberdade, mas as meninas jovens devem prestar atenção particular na formação da densidade óssea. Que tipos de programa de treinamento de força são adequados para os jovens? Exercícios resistidos orientados a brincadeiras são os melhores para manter as crianças concentradas, pois elas não tem o mesmo nível de atenção para os adultos e os adolescentes mais velhos, para o regimental trabalho com a carga. Recentemente, no entanto, cada vez mais crianças estão fazendo treinamento de força para aprimorar seus jogos esportivos e reduzir lesões. As pesquisas demonstram que os ganhos do treinamento de força para os jovens são os mesmos dos adultos. O treinamento com carga também tem os benefícios do condicionamento cardiorrespiratório, do relaxamento e da perda de peso.
Segurança é a principal preocupação ao trabalhar com jovens. Verifique se a área onde ficarão está livre de quinas pontiagudas. "Li recentemente sobre uma menina que quebrou o nariz e os dentes anteriores ao saltar sobre a bola de exercício e cair contra uma unidade domiciliar de entretenimento". Mantenha as bolas afastadas dos raios solares diretos e de fontes de calor. Elas não devem ser usadas em ambiente externo; no ambiente interno, podem ser facilmente danificadas ao rolarem por cima de pedregulhos e tachas. Ensine as crianças e os adolescentes a checarem o chão ao seu redor com cuidado e removerem objetos pontiagudos dos bolsos e punhos antes de brincarem com as bolas. Os tapetes de ioga antiderrapantes são os melhores para o trabalho com a bola, assim como pés descalços ou calçados com solas de borracha ou meias antiderrapantes. Vista roupas confortáveis que não sejam folgadas ou apertadas demais e cuide para que os cabelos longos não fiquem presos sob a bola.
É importante que a bola seja do tamanho correto. O tamanho da bola recomendado é de 30 centímetros para crianças com menos de cinco anos, 45 centímetros de cinco anos até 1,50 metro de altura e 55 centímetros de 1,50 a 1,70, segundo Joanne Posner- Mayer. Crianças ou adolescentes com sobrepeso ou aquelas que têm pernas muito longas talvez precisem usar uma bola maior que a sugerida. A regra para para o tamanho da bola é; quando a criança está sentada sobre a mesma, o ângulo de flexão dos quadris e dos joelhos deve ser o mais próximo de 90 graus possível.
O treinamento com carga não deve começar até que a criança tenha pelo menos 7 anos em alguns studios ou a partir dos 10 anos, antes disso deve ser realizado com cuidadosa supervisão.
Mantenha o nível de resistência baixo para evitar o estresse articular ou a lesão das estruturas em crescimento. Evite bolas pesadas com crianças, já que podem ser facilmente derrubadas ou arremessadas por acidente ou brincadeira. Não seria muito indicado utilizar faixas elásticas com crianças menores, as faixas coloridas são tentadoras demais e podem ser usadas como estilingues gigantes ou para brincar de prisão, ambas situações perigosas.
Os padrões respiratórios coordenados que usamos no Pilates são difíceis de serem ensinados para crianças e adolescentes, já que eles não absorvem informações da mesma maneira que os adultos. Ao invés disto, instrua-os a respirar naturalmente e expirar durante a fase de esforço. As crianças se hiperaquecem e se cansam mais rapidamente do que os adultos jovens e de meia-idade. Mantenha-as hidratadas e encoraje-as a realizar um aquecimento e um resfriamento completos. Pular corda ou saltar sobre a bola é uma boa maneira de aquecer o corpo, com um trabalho lúdico, empolgante a criança vai encarar como uma brincadeira e não uma obrigação, seja criativo e divirtam-se.

Fonte:
.Craig, C., Treinamento de Força com a bola, Phorte 1ª edição, São Paulo, 2007.

Imagens:
.Google

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons