terça-feira, 3 de abril de 2012

Reeducação Postural Global

Dores ao ficar tempo sentado. Em pé não acha uma posição de conforto. Dores no pescoço durante e após o trabalho. Cansaço generalizado ao final do dia - você está com sintomas de SÍNDROME POSTURAL. A Reeducação Postural Global (R.P.G.) é um método de tratamento criado pelo fisioterapeuta francês em 1980. É um método original e revolucionário que tem com principal objetivo a correção de problemas posturais e quadros de dor. Considera que o nosso sistema muscular é constituído por músculos estáticos e dinâmicos. Os nossos músculos constituem cadeias musculares e devem ser trabalhados em coordenação, alongados em globalidade. As principais cadeias musculares são a cadeia mestra anterior e a posterior. Existem, entretanto, outras cadeias, como a ântero-interna do braço, superior do ombro, lateral do quadril, etc. Todas estas cadeias podem ser exercitadas durante as posturas de R.P.G


· Problemas dentários
· Dores de cabeça

· Edema e formigamento nas mãos e pés.

· Alterações respiratórias

. Acúmulo de gordura localizada.
. Alterações estéticas.


Como o nome já indica, a principal característica do RPG é cuidar do paciente de forma integral, diferentemente da fisioterapia tradicional, que tem a atenção voltada apenas à queixa imediata do paciente, como uma dor aguda, por exemplo. O corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia. 

Conjunto de exercícios que fortalecem e alongam os músculos do corpo, mudando a posição da coluna, minimizando  alterações posturais.· 


OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO RPG 

O RPG é famoso por tratar os casos de hérnia de disco, quando as estruturas com função amortecedora entre as vértebras saem do lugar. Lordose, escoliose e cifose também podem ser resolvidas ao longo de algumas sessões de RPG. 

A reeducação corrige desvios nos joelhos e nas articulações, em geral. 
Não cura, mas ajuda muito quem tem artrite, fibromialgia, dores de cabeça e lesões causadas pelo esporte. 
O método não trata apenas só onde dói, mas sim o corpo todo, da cabeça aos pés. 
O tratamento alonga e fortalece os músculos que estão fora de forma. Melhora sua imagem corporal. Orientação e acompanhamento profissional durante o tratamento.



Por que fazer R.P.G.? 



A grande maioria dos problemas articulares é devida a alterações posturais. A correria e o stress do dia-a-dia favorecem o aparecimento de quadros de dor e aquelas pessoas que apresentam problemas posturais têm maior tendência a desenvolverem dores musculares, ligamentares, articulares e discais. O corpo pode adaptar, então, posições antálgicas (para "escapar" da dor), que podem levar a outras lesões adicionais. Em posição ereta é possível verificar o resultado das retrações dos músculos da estática através das alterações posturais. Os músculos estáticos são indispensáveis à manutenção da postura ereta e estão em constante atividades e, portanto têm grande tendência ao encurtamento e rigidez e devem ser alongados.


Fonte:



 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons