quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Diferentes formas de contração muscular durante a prática do Pilates



A estimulação neural de um músculo faz com que os elementos contráteis de suas fibras tentem encurtar-se ao longo do eixo longitudinal. Os termos isométrico e estático descrevem a atividade muscular sem qualquer modificação perceptível no comprimento das fibras musculares. Uma contração muscular dinâmica produz movimento do esqueleto. As contrações concêntricas e excêntricas representam os dois tipos de contrações musculares dinâmicas.


  • A contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta e observa-se movimento articular à medida que a tensão aumenta.

 

A figura ilustra uma contração concêntrica no item (a) ao elevar um haltere da posição do cotovelo estendido para a posição fletida. Outrossim, ao levantar um garfo para levar o alimento do prato para a boca torna-se necessária uma contração concêntrica do músculo bíceps. 

  • A contração excêntrica ocorre quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga à medida que a tensão aumenta no item (c). O peso é abaixado lentamente contra a força da gravidade. À semelhança da analogia para o alimento em uma contração muscular concêntrica, a volta do garfo para o prato envolve uma contração excêntrica do músculo bíceps. As fibras musculares (mais especificamente, os sarcômeros) dos músculos das extremidades superiores se alongam numa contração excêntrica para evitar que o peso (ou o garfo) caia sobre a superfície. No levantamento de pesos, com bastante frequência os músculos agem excentricamente quando o peso retorna lentamente para a posição inicial a fim de dar início a uma nova contração concêntrica (encurtamento). A contração muscular excêntrica durante essa fase da "recuperação" representa um acréscimo para o trabalho total e a eficácia da repetição do exercício.
  • A contração isométrica ocorre quando um músculo gera força e tenta encurtar-se mas não consegue superar a resistência externa. Do ponto de vista da física, este tipo de contração muscular, não produz qualquer trabalho externo. Uma contração isométrica (estática) pode gerar uma quantidade considerável de força apesar da ausência de alongamento ou de encurtamento perceptivo dos sarcômeros musculares e do subsequente movimento articular.
O termo isotônico, que deriva da palavra grega isotonos (iso significa o mesmo ou igual, tonos significa tensão ou esforço), refere-se comumente às contrações musculares concêntricas e excêntricas, pois ocorre um movimento em ambos os casos. Este termo carece de precisão quando aplicado à maioria das contrações musculares dinâmicas que envolvem movimento; a capacidade efetiva do músculo de gerar força varia continuamente quando o ângulo articular se modifica através da ADM.

Por isso no Pilates da Metacorpus trabalhamos com foco nessas contrações juntamente com a respiração. Inspirar para preparar o movimento, expirar na fase concêntrica, parar no final desta fase, manter uma isometria puxando o ar e na fase excêntrica que também é de grande importância, realizaremos o movimento retornando para a fase inicial durante a expiração. O aluno mantendo a Power House que foi citada no post anterior e fazendo essas fases da contração controlando o movimento, ganhará estabilização do centro e principalmente terá segurança e conforto na realização dos exercícios, livre de dor e de qualquer compensação.  

Fonte:
  •  McArdle W.D., Katch F.I., Katch V.L., Fisiologia do Exercício, 6ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008. 
Imagens:
  • Google

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons