quarta-feira, 16 de maio de 2012

Efeitos do Método Pilates sobre a composição corporal e a flexibilidade


A composição corporal refere-se a quantidades relativas de diferentes compostos corporais, proporcionando uma estimativa da massa livre de gordura e da massa gorda, uma das maneiras de mensurá-la é através do exame de bioimpedância, que é um método rápido e não invasivo de estudar os compartimentos corporais. O Método Pilates é um programa de condicionamento físico cujos benefícios dependem da execução dos seus movimentos com fidelidade aos seus princípios. O estudo teve o objetivo de verificar se existem modificações na composição corporal e na flexibilidade de praticantes do Método Pilates.
A composição corporal refere-se a quantidades relativas de diferentes compostos corporais, proporcionando uma estimativa da massa livre de gordura e da massa gorda, sendo importante na determinação e monitorização da saúde e no estado de condicionamento físico de um indivíduo, além de auxiliar no planejamento de programas de treinamento para atletas.
Outra medida importante na pesquisa do estado de saúde de grandes populações é a medida do índice de massa corporal (IMC), o qual é a relação do peso com a altura ao quadrado. Um indivíduo com um IMC menos que 20 é considerado abaixo do peso, de 20 a 24,9 está dentro do peso desejável, de 25 a 30
está com excesso de peso e maior que 30 é considerado obeso. Entretanto, o IMC não é uma medida clara que reflete a quantidade total de gordura corporal.
É possível medir a gordura subcutânea em locais selecionados, com compassos de dobras cutâneas e predizer a porcentagem de gordura corporal.
A impedância bioelétrica (BIA) ou bioimpedância é um método de avaliação de composição corporal, cuja técnica baseia-se no trabalho de Hoffer e colaboradores, o qual demonstra uma alta correlação entre a impedância bioelétrica corporal total e a quantidade de água corporal total (ACT). O princípio da bioimpedância é baseado na condutância elétrica e no fato de que a massa corporal livre de gordura, com
seu abundante conteúdo eletrolítico, tem uma condutibilidade muito maior que a gordura, permitindo assim o estabelecimento de uma relação entre condutância e massa livre de gordura. É um método rápido e não invasivo dos compartimentos corporais, principalmente a massa magra e a massa gordurosa.
Baseando-se em princípios da cultura oriental, sobretudo relacionados às noções de concentração, equilíbrio, percepção, controle corporal e flexibilidade, e da cultura ocidental, destacando a ênfase relativa à força e ao tônus muscular, o Pilates configura-se pela tentativa do controle o mais consciente possível dos músculos envolvidos nos movimentos.
O método de Pilates é um programa completo de condicionamento físico e mental numa vasta órbita de exercícios potenciais. Muitos dos pequenos movimentos terapêuticos desenvolvidos para ajudar pessoas que se recuperam de lesões podem ser intensificados para desafiar atletas experientes.
Segundo Joseph Pilates, os benefícios de método Pilates só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios. O método Pilates é a fusão da abordagem oriental e ocidental. Através das técnicas orientais que visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade somados
a técnica ocidental visando à ênfase no movimento com força. Surgiu então a essência dos princípios do método Pilates.
A atividade possa ser desenvolvida atendendo as necessidades específicas de cada praticante. Os exercícios são adaptados conforme as condições físicas do praticante. Há os exercícios que podem ser evitados, mas existem outros que se encaixam nas necessidades físicas do praticante.


A flexibilidade é a amplitude de movimento de uma articulação ou de uma série de articulações. A promoção de maiores níveis de flexibilidade ocorre pelo emprego sistematizado de estímulos denominados
alongamentos, que são solicitações de aumento da extensibilidade do músculo e de outras estruturas, mantidas por um determinado tempo. Os alongamentos baseiam-se no princípio de ativação de fusos
musculares e órgãos tendinosos de Golgi, sensíveis às alterações no comprimento e velocidade e, na tensão dos músculos, respectivamente. Os impulsos destes receptores provocam respostas reflexas, que por sua vez induzem adaptações nas unidades musculotendíneas, as quais são benéficas para o ganho da mobilidade articular. Tendo em vista o aumento no interesse da população por corpos cada vez mais definidos e melhora do bem estar físico e mental, verifica-se a necessidade de observar como se comporta a composição corporal e flexibilidade dos praticantes do método Pilates.
Os exercícios do protocolo, baseado na nomenclatura de uma escola de Pilates no Brasil foram:
• Trapézio: série de pernas nas molas, flexão da coluna com molas, apoio nos ombros, flexão plantar/dorsal na barra torre, extensão de quadril, braços com barra torre sentada, série de ísquio tibiais na barra torre,
mobilização neural do quadrante inferior.
• Cadeira: trabalho de perna em pé, extensão da coluna em prono, serie de pernas sentada, desaceleração solear, serie V invertido.
• Reformer: série de pernas em supino, arcos dos ísquios tibiais, flexão da coluna sentada, círculos pélvicos, alongamento de flexores do quadril em pé, arcos de braço nas cordas em supino, mobilização neural sentado.
• Barril: alongamentos, extensão de tronco em prono, ponte, flexão lateral, flexão do quadril com articulação da coluna.
• Solo: círculos e arcos de fêmur, chutes de lado, ponte com movimentos pélvicos, mergulho do cisne I e II, cem, apoio nas mãos e nos pés de costas e de frente.
Medida da composição corporal: a composição corporal foi avaliada através da impedância bioelétrica, usando o aparelho Bioelectrical Body Composition Analyzer-RJL, o qual foi feito com o paciente deitado,
membros afastados uns dos outros, com dois eletrodos posicionados no punho e dois no tornozelo, em um hemicorpo; as pacientes foram orientadas a urinar no máximo vinte minutos antes do teste, não realizar exercícios nas 12 horas antes do teste e não ingerir alimentos ou líquidos nas quatro horas que
antecedem o teste.
Medida de flexibilidade: a flexibilidade foi avaliada através da amplitude de movimento medida pelo goniômetro, para os movimentos de flexão de quadril com joelho estendido, ativo e passivamente e distância dedo-chão.
Todos os métodos de avaliação foram realizados antes e após aplicação do protocolo de exercícios.
Conclui-se que não houve alterações significativas na porcentagem de água corporal, massa magra e gordura corporal segundo o exame de bioimpedância realizado antes e após o treinamento com o Método
Pilates, e ao contrário de outras bibliografias ainda ocorreu aumento do peso corporal, o que pode ter ocorrido devido ao pequeno numero de sessões e ao fato da amostra não seguir nenhum tipo de restrição alimentar. Porém, a melhora da flexibilidade dos músculos paravertebrais e posteriores da coxa mostrou-se bastante significativo.

Fonte:
  • Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.3, n.13, p.16-21.Jan/Fev. 2009. ISSN 1981-9900.
Imagem:
  • Google

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons