terça-feira, 13 de setembro de 2011

Crochetagem

CROCHETAGEM: ( Gancho)

crochetagem_000 É uma terapia manual concebida como um complemento para as diversas terapias utilizadas na Fisioterapia. Consiste em um tratamento externo indolor, praticado através de instrumentos semelhantes a agulhas de crochet, os chamados "crochets", que visa quebrar aderências e fibroses do sistema músculo-esquelético.


A técnica foi criada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, colaborador do Dr Cyriax pela impossibilidade dos dedos humanos chegarem à profundidade dos deslizamentos mio-aponeuróticos e realizar a fibrólise.

A Crochetagem Mio-Aponeurótica, também é conhecida como Diafibrólise Percutânea. Etmologicamente, Diafibrólise Percutânea significa rotura, lise do tecido fibrótico através da cútis, isto é, sem incisão aberta. Para isto utiliza-se ganchos especiais desenhados para este fim terapêutico.

A estrutura conjuntiva do corpo humano (ligamento, tendões, bainhas, 3f033d_4aponeuroses, entre outros) é rica em receptores sensitivos, absorvendo a presença de força externa. Entretanto, estas estruturas não aceitam alongamento além de uma tensão máxima fisiológica, específica para cada elemento do tecido conjuntivo. Quando a tensão é maior do que os receptores sensitivos suportam, estes enviam mensagens de dor ao alongamento, o que desencadeia uma resposta muscular imediata. A Crochetagem Mio-Aponeurótica trabalha exatamente nesses conjuntos de músculos, através do conhecimento fino de anatomia palpatória clínica e da técnica de colocação dos crochets sobre a pele, visando a liberação de aderências ou fibrólises.

OBJETIVO:

curso de crochetagem__2AE02B_1 A Crochetagem Mio-Aponeurótica trabalha a quebra de aderências e fibroses entre os diferentes planos de deslizamento dos músculos, tendões, ligamentos e nervos, devolvendo a mobilidade e função normais. Através do conhecimento fino em anatomia palpatória e a aplicação dos crochets sobre a pele, o profissional poderá obter melhores resultados. Liberar através de um gancho as diferentes capas musculares para deslizamento normal, dissolver os cristais de oxalato cálcio que pegam em diferentes pontos estas estruturas entre si, melhorar os movimentos de deslizamento entre as fáscias.

Separar bem estas estruturas anatômicas (músculos, fáscias, ligamentos) para, desta forma, liberar as artérias, veias, nervos e gânglios que passam entre elas e então tratar os fenômenos inflamatórios ( tipo neuralgia). Relaxar o músculo por meio dos feixes neuromusculares, inibindo a hiperatividade gama. Tratar os pontos de tensão ou pontos trigger e preparar uma zona anatômica para receber um tratamento manipulativo ou de outra índole.


INDICAÇÕES:

* Qualquer patologia articular músculo-tendinosa ou ligamentosa que leve a uma fibrose ou formação de aderência: tendinite, dor muscular, contratura muscular.
* Qualquer patologia que leve a uma retração ou fibrose das fáscias aponeuróticas.
* Todas as neuralgias, especialmente aquelas nas quais há um comprometimento da raiz nervosa devido a estruturas sobre as que atuamos: músculos, tendões... Exemplo: cervicobraquialgia por comprometimento do plexo braquial em sua saída pelo desfiladeiro dos escalenos. Atuando sobre os escalenos aliviaremos imediatamente os sintomas.curso de crochetagem__2AE02B_3
* Está especialmente indicada, por sua efetividade, nos casos agudos, nas urgências, que apareçam nas consultas. Imaginemos uma lombalgia aguda hiperálgica, na qual não podemos utilizar técnicas manipulativas. Nestes casos a diafibrolise nos dá uma diminuição imediata da dor.
* É uma técnica muito útil como tratamento coadjuvante. Combinada com outras técnicas potencializa estas claramente. Pode ser usada antes ou depois de uma sessão de fisioterapia ou de osteopatia, clássicas...
curso de crochetagem__2AE02B_2
CONTRA-INDICAÇÕES:

Todas as afecções dermatológicas, especialmente aquelas que levem a uma fragilidade da pele.

Fonte:

. http://clinicamobilite.blogspot.com/

Curso:

.Henrique Cursos

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons