sexta-feira, 23 de março de 2012

POWERHOUSE (CORE)

Um dos maiores conceitos por trás do método Pilates é o conceito de centro. Joseph acreditava que todos os músculos do corpo deveriam ser fortes e ao mesmo tempo flexíveis, também acreditava que uma maior ênfase deveria ser dada aos músculos do centro, ou “core”, do corpo. Ele chamou esta região de “POWERHOUSE”. O próprio Joseph nunca deixou por escrito os parâmetros do POWERHOUSE. 


pelvic_floor 

A definição rigorosa de POWERHOUSE “é centro do corpo o ponto exato entre a metade superior e a metade inferior do seu corpo, entre lado direito e esquerdo”. 

pelvic_floor2 

Uma definição mais ampla diz que ele vai do assoalho pélvico inferiormente ate a caixa torácica superiormente. Em outras palavras POWERHOUSE é o centro do corpo e a partir dele os músculos das extremidades realizam suas ações.
Componentes
Expandindo os conceitos de POWERHOUSE além de assoalho pélvico e caixa torácica, vamos ver as partes do corpo que estão contidas no POWERHOUSE:
a) Abdômen é defino como a parede anterior e posterior, o que inclui a coluna lombar.
b) As articulações são as da coluna lombar, incluindo a articulação lombo-sacra entre a coluna lombar e a pelve, e as articulações entre a pelve e a coxa (articulação fêmur-acetabular).
c) Além dos grupos musculares, do qual falarei os principais: músculos do abdômen (reto abdominal, obliquo externo e interno e transverso do abdômen), parte posterior os músculos da coluna definidos com extensores (eretor da espinha, transversos-espinhais, quadrado lombar, multifídios), extensores de quadril (glúteo máximo, isquiotibiais, e adutor magno), flexores de quadril ( iliopsoas, reto femoral, sartório, tensor da fácia lata, e os abdutores), músculos do assoalho pélvico (levantador do ânus, coccixígeno, transverso períneal profundo e superficial e outros).
Neste ponto cabe salientar que várias escolas de Pilates diferem quanto ao que venha de fato estar incluído no POWERHOUSE. Nem mesmo Joseph Pilates chegou a deixar isto por escrito, deixando margens para que seus próprios alunos interpretassem a sua maneira. Eu como instrutor acredito que em uma grande parte dos exercícios ou movimentos a principal parte é o que está compreendida entre o assoalho pélvico e a caixa torácica superiormente. Mas, em outros movimentos envolvem os músculos que não estão diretamente nesta região, ex os glúteos, que também de certa forma ajudam a estabilizar para realização de um movimento eficiente.
exemplo DART
DartFin
Quando executamos o movimento de estender a coluna em um arco de movimento pequeno, acionamos predominantemente os músculos entre caixa torácica e assoalho pélvico, aumentando a amplitude do movimento, os glúteos são acionados em uma atitude de estabilizar, via sistema de fáscias, a coluna lombar diminuindo efeitos de compressão na mesma.
 

Muscles_backLegs1a
O próprio ato de estender o quadril, para um movimento normal , a pelve deve estar estabilizada e o mesmo se aplica para um movimento normal da pelve, a coluna lombar deve estar estabilizada. A ativação muscular seria primeiro os ísquiostibiais, seguidos instantaneamente pelos glúteos, eretores da coluna contralaterais e posteriormente os homolaterais . Esta seqüência se faz necessária para proteger a coluna inferior, caso contrario, a pelve não será estabilizada o suficiente ocorrendo um aumento da lordose lombar, a fim de permitir uma extensão normal no quadril, criando uma coluna inferior instável.

Fonte: 
  •  Alvaro Alaor
  • Pilates, J.H., Miller, W., 1945 Pilates return to life through contrology Muscolino, J.E., Cipriani, S., Pilates and the “powerhouse” I, 2004,8, 15-24.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons