segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SGA, pilates e gestantes- Benefícios


Significativo número de indivíduos da população, que são atendidos por fisioterapeutas, queixam-se de dores na coluna vertebral. Este fato é confirmado em estudos com fisioterapeutas dos EUA e Grâ-Bretanha, nos quais se abordavam as queixas, as condutas para esses pacientes e os métodos mais usados, nesses países, para seu tratamento. Concluíram que os tratamentos  são variados e que na maioria das vezes não são avaliados cientificamente, sendo muitas vezes utilizados como único parâmetro de efetividade da terapia apenas o relato isolado do paciente. 
Durante a gestação observa-se que o aparecimento de algias posturais, também chamadas de dores nas costas  e principalmente as lombalgias é muito comum. Estas dores aumentam principalmente se a mulher apresentava esta queixa antes de engravidar. Além disso, este sintoma pode perdurar no período puerperal e continuar interferindo com sua rotina diária e, consequentemente, em sua qualidade de vida. 
O seguimento de mulheres durante anos após o parto concluiu que a dor pré-gestacional nas costas referida por 18% das mulheres e a dor durante o período gestacional, em 71% das gestantes, foram reduzidas para 16% durante o período de observação. Destaca-se o tempo lento de redução deste sintoma nas mulheres que apresentavam queixa pré-gestacional e grande intensidade de dor durante a gestação. 
A limitação funcional para as atividades de vida diária e prática também pode ser prejudicada durante a gestação e após o parto. Após 3 anos, 20% das mulheres que apresentaram algias lombar e pélvica posterior associadas ainda persistiam com esta queixa. 
Os exercícios propostos são exercícios de alongamento excêntrico realizados por meio de posturas parcialmente estáticas e necessitam para sua aplicação de roupas confortáveis e toalhas de banho, além de espaço para que as gestantes possam sentar-se e/ou deitar-se no chão.
As gestantes relataram que a dor após os exercícios de SGA diminuiu ou cessou. Afirmaram também que os exercícios foram relaxantes, favoreceram a respiração, proporcionaram a consciência corporal, evitaram o consumo de analgésicos e para grande parte do grupo proporcionou segurança para realizar as atividades de rotina diária.

O pilates:

O método pilates é uma eficiente ferramenta para fortalecer a musculatura extensora do tronco, atuando no desequilíbrio entre a função dos músculos envolvidos na extensão e flexão de tronco, que é um forte indício para desenvolvimento de distúrbios da coluna lombar.
Fazendo um trabalho de pilates para alívio das dores e terminando a aula com uma postura de SGA, é o ideal para promover uma melhor qualidade de vida e consequentemente um bem estar físico e emocional. 


Fonte:
  • Martins, R. F; Silva, J. L. P. Tratamento de lombalgia e dor pélvica posterior na gestação por um método de exercícios. Rev Bras Ginecol Obstet. 2005; 27(5): 275-8
  • Modolo, T. L; Souza, F. A; Offerni, N.B; Junior,V. B; Manzano, R. N. O efeito do método pilates na lombalgia crônica: uma revisão de literatura. 
Imagens:
  • Google



 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons