quarta-feira, 18 de maio de 2011

RPG X Escoliose

Olá, quanto tempo!!
Passei a semana bem ocupada fazendo o curso avançado do Souchard em escoliose, maravilhoso!! Vou passar algumas coisas que aprendi durante essa semana. O Souchard arrebenta, podem falar qualquer coisa dele mas ele é o cara, hahaha. Chega de enrolação e vamos ao que interessa.
Sobre a escoliose está bem explicado no post do pilates, então vamos logo falar da intervenção no RPG.
A avaliação do paciente tem que ser minusiosa. É importantíssimo o exame de imagem para confirmar as nossas observações durante a avaliação.
Essa semana cheguei com tudo no trabalho colocando em prática o que aprendi no curso. Uma paciente que tem mais de 50 anos com escoliose e dor na região dorsal disse que está se sentindo muito melhor com o tratamento e hoje fizemos um ótimo trabalho, estou feliz com os resultados. Vou pedir para ela refazer os exames para comparar com o raio x anterior e observar o quanto avançamos. É importante ressaltar que a escoliose na fase adulta é difícil ter muitos ganhos, já que não tem mais a fase de maturação óssea e todas as alterações musculares e articulares já estão instaladas. Evolui com ela hoje na postura sentada pelvi, vejo poucos rpgistas trabalhando essa postura. Como o Souchard diz, "é a postura das costas complicadas". E é isso mesmo, a grande maioria das pessoas com escoliose ou não possuem retração dos músculos pelvitrocanterianos e que pioram a escoliose nesta posição. Bingo, é aí que eu entro com todo o gás e vontade, hahaha. Ela nunca tinha feito antes e tivemos um bom progresso, foi difícil no início mas depois ela conseguiu trabalhar direitinho, ainda temos muito trabalho pela frente.



Nossa, eu amo o que faço e fico cada vez mais empolgada com os conhecimentos que estou adquirindo e o progresso que estou conseguindo. Hoje foi um dia bom, quero novos desafios.
Tenho uma paciente que atendo na quinta e ela também tem escoliose e muita dor na ATM, fiz algumas manobras na semana retrasada e espero conseguir um bom trabalho essa semana, já que ela sente muito desconforto nesta região. Vou falar depois do atendimento dela e do que pode ser feito para alívio das dores, mas isso vai ficar para o próximo post sobre ATM, quero dar mais detalhes sobre essa articulação que causa tantas dores de cabeça para os profissionais de saúde e principalmente para os pacientes.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons