segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O períneo e o pilates




O assoalho pélvico ou como também  é conhecido, o diafragma pélvico,  é formado pelos músculos levantadores do ânus e coccígeo. Ele se estende entre o púbis anteriormente e o cóccix posteriormente e de uma parede lateral da pelve até a outra. 
Os músculos do assoalho pélvico têm importantes funções, contraem-se para manter a continência urinária e fecal e relaxam-se permitindo o esvaziamento intestinal e vesical, evitam o deslocamento dos  órgãos  pélvicos e  participam da responsividade sexual feminina normal,  sendo extremamente distendidos para permitir o parto. Mas, devem-se contrair novamente durante o pós-parto para permitir a continuidade das suas diversas funções. 
Os músculos do períneo controlam funções essenciais como a micção , a defecação e a ereção.
Tomando o exemplo do períneo feminino na micção e na defecação, que são comuns aos dois sexos, analisaremos inicialmente os mecanismos da continência urinária e da micção.

Controle urinário

A bexiga é um reservatório que permite compensar a secreção permanente de urina pelos rins e o controle da sua evacuação. A repleção da bexiga provoca um desejo de micção. Dessa forma, a continência e a micção voluntária são funções extremamente importantes para a autonomia das pessoas.
A continência urinária permite o enchimento progressivo da bexiga, órgão mais anterior da pelve. Enquanto o músculo esfíncter interno da uretra , formado pelo músculo liso, estiver contraído, a bexiga mantém a continência urinária. Um segundo músculo, o esfíncter externo da uretra, formado por músculo estriado, ou seja, voluntário, situado na uretra membranosa, no plano superficial do períneo, controla a continência e o curso da micção. É a contração voluntária desse esfíncter que permite retardar a micção quando ocorre um forte desejo de urinar.


A micção ou ato de urinar depende de quatro fatores:
  • o relaxamento do músculo esfíncter interno da uretra;
  • a contração do detrusor, músculo liso da parede da bexiga;
  • o relaxamento do músculo esfíncter externo da uretra posterior;
  • a contração dos músculos da cinta abdominal, diafragma e músculos largos do abdome, oblíquo interno e, sobretudo, o transverso.
Controle fecal (os das fezes)

As fezes acumulam-se no reto, porção terminal, calibrosa, que se segue ao colo sigmóide, por sua vez uma continuação do colo descendente. Quando o reto está cheio, ocorre o desejo de evacuação.
A continência fecal é controlada por duas ações:
  • ação do músculo levantador do ânus, parte do plano superficial do períneo e formado de fibras musculares estriadas, ou seja, voluntárias, em torno do músculo precedente. Ela controla a contenção e também, pelo seu relaxamento, a evacuação.
A evacuação está sob a dependência de quatro fatores;
  • o relaxamento do músculo levantador do ânus, retificando o canal anal;
  • a contração da musculatura lisa da parede do reto, particularmente dos feixes longitudinais  e das fibras circulares, num mecanismo peristáltico, ou seja, contração sucessiva de fibras em ondas progressivas em direção distal; 
  • o relaxamento do esfíncter externo do ânus;
  • a contração dos músculos da cinta abdominal, diafragma e músculos largos do abdome (particularmente o oblíquo externo e, sobretudo, o transverso). 
Uma das opções de tratamento é o treinamento funcional do assoalho pélvico, que consiste em contrações específicas dos músculos que o compõem e tem como benefícios a melhora da percepção e consciência corporal da região pélvica,  o  aumento da  sua vascularização, tonicidade e força muscular. Com estes exercícios perineais podem-se prevenir e tratar diversos problemas que surgem com o enfraquecimento dos músculos pubococccígeos.
O método Pilates é um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, e dedica-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano. 
Um estudo realizado com mulheres idosas com diagnóstico de incontinência urinária de esforço, após realizarem o método Pilates visando o fortalecimento do assoalho pélvico, revelou que o método foi eficiente reduzindo as perdas urinárias e aumentando a força muscular do períneo.
Atualmente o Método Pilates vem sendo assunto de diferentes estudos, que buscam comprovar os benefícios relatados por praticantes do método.
A fisioterapia dispõe de vários métodos que têm como objetivo o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, pois a melhora da função desta musculatura favorece uma contração consciente e efetiva, conquistando benefícios relacionados aos elementos de sustentação e melhora da resistência uretral. 
A continência  é assegurada por uma pressão intrauretral maior que a intravesical. 
Neste sentido o músculo elevador do ânus pode funcionar como um segundo esfíncter, pois ele contorna e envolve a uretra proximal. Quando ocorre aumento da pressão intra-abdominal ou deseja-se interromper o jato miccional o elevador do ânus é recrutado, podendo diminuir ou eliminar a perda involuntária de urina durante o esforço.
Para fazer este trabalho, daremos algumas dicas tiradas da revista Pilates: 

- Feche os olhos, inspire… e ao expirar tente afundar o umbigo, isto é, vai encolhendo a barriga tentando mandar todo o ar para fora, principalmente o que sobe para o peito.
- Nesse momento você imagina que está fechando uma calça bem apertada e se não encolher a barriga, o zíper pode pinçar a sua pele e o botão da calça não fecha (nesse momento você está conectando o abdome transverso que vai fazer o efeito do tubo da pasta de dente – se você apertar o tubo a pasta vai para outro lugar e é isso o que acontece com as vísceras e órgãos internos.)

Agora imagine que você começou a urinar mas vai interromper o fluxo, puxando tudo para dentro e para cima de volta (nesta hora você está conectando o assoalho pélvico, que no efeito do tubo da pasta de dente seria a tampa que não deixa a pasta descer, portanto as vísceras vão subir em direção a caixa torácica. E ao mesmo tempo que eleva a Bexiga e o Útero, vai também contribuir para o aumento dos espaços intervertebrais diminuindo a compressão dos discos entre as vértebras.

Exercícios do pilates que trabalham os músculos adutores e do períneo:

Horse


Instruções:

1. Sentado sobre o Barrel com as pernas abduzidas.
2. Aduza membros inferiores, elevando o corpo e trancando o "xixi" para trabalhar bem o períneo.
3. Retorne à posição inicial.

Ponte no solo com flex ring

















Objetivos:
Fortalecer glúteo máximo, bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, gastrocnêmio, sóleo e mobilização de coluna.

Instruções:

1. Deitado em decúbito dorsal, pernas flexionadas a 90º, apoiar a ponta dos pés no solo.
2. Eleve o quadril do mat e aperte o flex ring trancando o "xixi".
3. Retorne a posição inicial.


Sit Up


Objetivos:
Fortalecer abdômen e mobilizar a coluna.

Instruções:
1. Deitado em decúbito dorsal, pés apoiados e segurando a barra torre com as mãos.
2. Realize a flexão do tronco levando a barra em direção ao teto e peça o comando ao aluno para trancar o "xixi" quando tiver realizando o movimento.
3. Retorne à posição inicial desenrolando o tronco.

Fonte:
  • Andreazza E., Serra E. A influência do método pilates no fortalecimento do assoalho pélvico.
  • Kapandji A. I., Fisiologia articular coluna vertebral, Guanabara Koogan, 6º edição, Rio de Janeiro 2008.
  • Metacorpus Studio de Pilates.
  • Revista Pilates

Imagens:
  • Netter
  • Google
  • Metacorpus




 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons