sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Técnica de Alexander

Imagine uma técnica para transformar o funcionamento do seu corpo, tão simples que você pode aprender sozinho; uma técnica com resultados tão surpeendentes que pode rapidamente, melhorar sua vida emocional e física, como uma porta que se abre para um outro mundo. essa é a técnica de Alexander, que recebeu o nome de seu criador, F. Matthias Alexander, e é conhecida mundialmente como uma das descobertas mais extraordinárias de nosso tempo. Frederick Matthias Alexander (1869-1955) ator, australiano natural de Wynyard, Tasmânia, Alexander é considerado por muitos uma figura épica da medicina. Seu trabalho nasceu movido por necessidades pessoais: no auge da carreira teatral, viu-se acometido por uma rouquidão crônica para a qual não se encontrava explicação clínica. Decidido a resolver o problema, passou a observar a si mesmo e acabou desenvolvendo um estudo prático que relaciona postura ao funcionamento dos mecanismos vocais e respiratórios.

Alexander resolveu completamente seu problema, e a qualidade de sua voz passou despertar interesse entre seus atores. De maneira muito natural, tornou-se professor da própria arte. Logo, os médicos que acompanhavam seu trabalho começaram a notar que o que ele fazia exercia um efeito positivo sobre a saúde geral, além de ajudar particularmente no tratamento de problemas de coluna, como escoliose e hiperlordose. Foi assim que passou a receber alunos que não pertenciam ao teatro, vinham dos consultórios, enviados pelos médicos.
Ele trabalhou na Austrália com muito sucesso até 1904, quando partiu para Londres. Lá o crescente reconhecimento dos benefícios trazidos por sua técnica e os pedidos insistentes de seus alunos levaram-no a abrir seu primeiro curso de formação, em 1930. Alexander recebeu muitas cartas de felicitação e apoio a esta iniciativa.
Com a abertura do curso de formação, multiplicaram-se os profissionais, e seu trabalho ganhou amplitude, projeção internacional e continuidade. Hoje, mais de um século após a sua elaboração, a técnica continua impondo-se, tanto pelos resultados que apresenta como pela modernidade de sua teoria. É grande o número de profissionais trabalhando na Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Dinamarca, Espanha, Portugal, Canadá e Austrália, países onde a técnica já está bastante divulgada. No Brasil, ela começa agora a ficar conhecida.

 
Avaliação Científica

Muitas pessoas ficariam surpresas ao saber que aquilo que a técnica de Alexander pode fazer por elas eram seus surpreendentes resultados, não apoiados pelas mais respeitadas autoridades científicas. Nos anos que antecederam a morte de Alexander, em 1955, e nos anos seguintes, seus alunos e seguidores realizaram inúmeras pesquisas para comprovar suas descobertas. No Instituto Tufts de Psicologia Experimental, vinte e cinco anos de investigações utilizando avaliação quantitativa e grupos de controle esclareceram como a técnica de Alexander produz efeitos aparentemente milagrosos. Foi também reunido número impressionante de dados clínicos e relatórios médicos que comprovam sua notável eficácia.
Durante a segunda guerra mundial, Alexander foi trabalhar nos Estados Unidos, pois não havia ambiente para ele na Europa. Voltou a Londres ao final da guerra e, a partir de então, trabalhou arduamente para restabelecer sua prática e reabrir o curso de formação.
No fim do ano de 1947, Alexander sofreu um derrame que paralisou seu lado esquerdo. Estava com 79 anos, e os médicos achavam que havia poucas chances de recuperação. No entanto, ele se tratou com a própria técnica e, para surpresa de todos, estava de volta ao trabalho, dando aulas, em março de 1948.
Daí em diante, Alexander seguiu trabalhando ativamente, dando aulas particulares e supervisionando seus professores-assistentes até 1955. Naquele ano, após uma gripe e breve adoecimento, Alexander faleceu repentinamente, no dia 10 de outubro, em seu octogésimo sétimo ano de vida.

Em sua melhor forma

Afora quaisquer sintomas clínicos específicos, a maioria das pessoas vivem em condições bem abaixo do que podemos considerar ótimas. Nós nos "arranjamos", nos "viramos". A boa saúde é considerada, simplesmente, ausência de doença. ao contrário da definição  de vida do tipo "mantenha o nariz acima do nível da água",  técnica de alexander propõe, como normal, uma sensação exuberante e vital de bem estar: liberdade física e facilidade, combinadas com flexibilidade mental e vivacidade.

Em nossa época, as pessoas começam a valorizar o corpo como uma coisa única e maravilhosa. Aprendemos que não existe no mundo nenhum dispositivo eletrônico, computadorizado ou a laser que funcione com a infinita elasticidade ou que possua tantas qualidades delicadas como o corpo humano. Muitos de nós sabemos agora que, por ignorância e insensibilidade, limitamos desnecessariamente nossa atuação e que, atualmente, mais do que nunca, a chance de sobrevivência da humanidade depende da maneira como homens e mulheres ajudem a si mesmos.
Na verdade, esse fator pode se revelar mais crítico do que nossa habilidade para manipular o meio ambiente. Assim como, impensadamente, esgotamos os recursos naturais do planeta, diariamente abusamos do mais valioso de todos os recursos nosso corpo e esgotamos nossas próprias energias. Nós apenas começamos a perceber nosso enorme potencial.

Se você está com excesso de peso

Através da técnica de Alexander você pode até adquirir uma aparência física mais delgada. Alguma coisa decisiva está faltando à nossa busca por uma aparência mais atraente. Possuímos dados suficientes sobre calorias, dietas e os perigos da gastrolatria; e também temos informações sobre a boa forma física, aeróbica e exercícios pesados. Mas pouco ou nada se menciona sobre outro importante fator, que determina o sucesso para se adquirir um corpo harmonioso. O que dizer de nosso modo de lidar com o peso, seja ele qual for? Por que duas pessoas com pesos idênticos e a mesma constituição geral, com frequência, possuem torsos diferentes, uma com cintura e tórax autênticos, a outra com um volume indefinido, porém bastante grande? Um resultado benéfico da técnica de Alexander é que melhora a maneira de sustentar o peso do corpo. Você parece mais harmonioso.
A técnica de Alexander tem um valor especial para pessoas que não desejam tomar remédios ou mudar de uma terapia para outra, esperando algum tipo de alívio emocional. Existem milhões de pessoas nessa condição de meia-vida, enfrentando depressões e ansiedades com um arsenal de tranquilizantes e experimentando esperançosamente todas as novidades passageiras. Se elas recorrerem à técnica, não haverá nenhuma fórmula mágica que resolverá imediatamente seus problemas; pelo contrário, descobrirão que há escolhas em suas vidas e que podem conscientemente interromper hábitos debilitantes de uma vida inteira. A liberdade e o bem-estar estão à sua disposição.

Fonte:
.Barker, S. A técnica de Alexander- Aprendendo a usar seu corpo para obter energia. 2ª edição, São Paulo, Ed Summus, 1978.
.Vieira, R. Técnica de Alexander- Postura, equilíbrio e movimento, São Paulo, Ed. Terceiro nome, 2009.

Imagens:
.Google

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons