segunda-feira, 19 de março de 2012

Efeito do Pilates nas algias da coluna vertebral



 


O ser humano, ao adotar a postura bípede, passou a  sofrer consequências pelo uso forçado das articulações. Sendo assim, surgem alterações posturais que podem desencadear dores. 
Vários métodos foram criados a fim de amenizar estas alterações e algias. Dentre eles o Método Pilates vem sendo amplamente discutido por apresentar resultados satisfatórios.  
O Método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates em 1926 com objetivo de integrar corpo, mente e espírito. Ele preconizava 6 princípios básicos que deveriam ser seguidos nos seus exercícios, são eles: centro de força, concentração, controle, precisão, respiração, e fluidez de movimento.  
Quando aplicado de forma terapêutica, as indicações são bastante vastas podendo ser tanto para atletas quanto para idosos. Assim, torna-se indispensável que o fisioterapeuta tenha amplo conhecimento da técnica e da patologia que esta será aplicada. 
Avaliar e quantificar as dores e a postura do indivíduo oferece dados que podem ser de grande valia ao pesquisador para observar a eficácia ou não da técnica aplicada. 
Joseph Hubertus Pilates criou um método considerado revolucionário para sua época e foi uma das primeiras pessoas a enxergar o corpo humano inserido no meio ambiente de forma holística. Ele afirmava que seus exercícios eram justamente o que as pessoas precisariam no novo milênio. 
A técnica preconiza uma respiração associada aos movimentos, sendo que a expiração deveria acontecer quando o aluno estivesse prestes a realizar o esforço físico.
 A respiração correta nutre os músculos com oxigênio, ajuda a eliminar as toxinas, melhora concentração e, consequentemente, alivia a tensão nervosa. O padrão respiratório do método é considerado uma terapia porque busca-se diminuir o seu ritmo aumentando a sua profundidade.
O exercício físico tem demonstrado proporcionar, subjetiva e cientificamente, benefícios psicológicos e fisiológicos, melhorando a saúde e a qualidade de vida dos praticantes. 
 “O método Pilates é a completa coordenação de corpo, mente e espírito.” Nele preconizase a melhora de funcionamento do corpo humano através da aplicação dos seis princípios básicos que são fundamentais para atingir uma boa condição física, mental e espiritual. Além disso, os exercícios buscam sempre evitar o impacto ou a pressão sobre as articulações, os tecidos e os músculos.  Por conseguinte, aqueles que o praticam  com regularidade têm como resultado um corpo mais forte e flexível, uma postura melhor, movem-se com maior desembaraço, têm uma aparência mais vistosa e relatam sentir mais energia e bem estar.
A postura corporal está diretamente ligada à personalidade, ao meio em que se vive, à atitude em relação às situações da vida, ao tipo de trabalho, ao meio social e também às forças muscular e gravitacional. A boa postura é aquela que é visualmente aceitável e também quando há um equilíbrio e um bom funcionamento entre as estruturas e os órgãos. Para trabalhar na prevenção de problemas posturais é necessário respeitar as características biomecânicas de cada indivíduo, utilizar mobiliários e ferramentas adequadas, ter pausas durante o trabalho e considerar que a postura é uma estrutura complexa que vai variar de pessoa para pessoa. 
O Método Pilates mostra-se eficiente na reabilitação de lesões ortopédicas e neurológicas 
quando envolver dores crônicas, podendo ser aplicado em várias áreas de fisioterapia e educação física, inclusive na reabilitação pediátrica. Porém, estudos antropométricos devem ser feitos para validar seus resultados. 

 

Fonte:
  • Efeitos do Método Pilates nas algias e nas curvaturas da coluna vertebral. Um estudo de caso.
Imagem:
  • Google



 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons