sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pilates X Tênis



Vou falar de uma aula que adoro. Trabalho em uma academia de tênis, treino atletas e amadores, faço um treino específico de pilates para ganho de força e resistência, fora a terapia manual que entra para alívio das dores, utilizo muito crochetagem, mulligan e miofascial.
O tênis é uma atividade que exige física e mentalmente dos atletas, requerendo agilidade, coordenação, energia, resistência, força e equilíbrio. Em cada jogo o praticante realiza torções controladas do tronco, para que as pancadas sejam o mais precisas possível. Por ser uma atividade unilateral, é altamente suscetível ao desenvolvimento de grandes desequilíbrios músculo-esquelético, que na grande maioria dos casos resultam em padrões de movimento pouco eficientes dando origem às lesões características do Tênis.
O tênis é um esporte assimétrico para o corpo, e esta é uma das causas mais frequentes de desequilíbrio da musculatura, que acaba por resultar em lesões agudas e crônicas, tornando algumas vezes quase impossível o sucesso e o prazer na prática do tênis. O Pilates pode ser o parceiro ideal no treino do tenista, pois trabalha todo o corpo de uma forma simétrica e equilibrada, desenvolvendo os músculos que desenvolvem potência nos golpes, mas também trabalha os músculos responsáveis pela estabilidade, controle e a desaceleração do movimento.

Benefícios do programa de condicionamento Pilates para o Tênis:



- Aumenta a força do centro aumentando a força da rebatida
- Melhora o equilíbrio e controle de reação rápida para mudança de direção
- Fortalece os ombros e os braços para melhorar a velocidade da rebatida
- Aumenta a velocidade da extremidade da raquete
- Melhora a flexibilidade e estabilidade para controlar rebatidas
- Melhora o controle muscular para evitar lesões
- Aumenta a força superior e inferior do corpo e a resistência
- Reduz lesões nas costas, pelo aumento da flexibilidade
- Fornece níveis mais elevados de concentração

Fonte: http://clubedopilates.blogspot.com/2011/03/pilates-para-tenistas.html

As lesões mais comuns entre meus alunos são: ombro (principalmente redondo menor), cotovelo (epicôndilo lateral), lombar, coxofemural e sacro ilíaca. Raquetes muito pesadas, movimentos duros sem nenhuma fluidez, músculos fracos tem levado a essas desordens musculares. Com o trabalho específico na sala do pilates simulando o backhand por exemplo: Golpe de fundo de quadra executado do lado contrário onde o jogador segura a raquete. Para um canhoto, por exemplo, o backhand fica no seu lado direito ou o forehand: golpe de fundo (depois que a bola quica uma vez na quadra) executado do mesmo lado do corpo em que o jogador segura a raquete, O forehand de um canhoto, por exemplo, é o golpe de fundo no seu lado esquerdo. Estou fazendo essa simulação no reformer, faixa elástica ou unidade 2 do cadillac, que tem se mostrado benéfico para o fortalecimento da musculatura tanto exigida durante o golpe. Treino de equilíbrio, descarga de peso nos MMII, movimentos globais utilizando todos os grupos musculares no mesmo exercício tem levado a uma melhoria nos rendimentos dos treinos e mais equilíbrio muscular. Agora vamos entrar com o taping pré competição e durante a competição e observar os resultados. Essa semana não consegui tirar as fotos dos alunos e na próxima estarei fazendo um curso de RPG, quando voltar vou começar a postar as evoluções de cada um e até os torneios, vai ser um trabalho bem legal que quero compartilhar com vocês, espero que gostem. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, podem entrar em contato, estaremos abertos para qualquer tipo de questionamento.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons