sábado, 4 de junho de 2011

Neuroma de Morton X Pilates



O neuroma dos nervos digitais plantares foi inicialmente descrito por Durlacher em 1845 e difundido por Thomas G. Morton em 1876, levando seu nome. É causa comum de metatarsalgia, desencadeada mais frequentemente pela compressão mecânica dos ramos digitais dos nervos plantares. A lesão ocorre com maior frequência entre o terceiro e o quarto ossos metatarsais, e também entre o segundo e terceiro metatarsos, sendo incomum entre o primeiro e o segundo e raro entre o quarto e o quinto. A ocorrência dessa alteração tem predileção pelo terceiro espaço interdigital, pelo fato de que este é o sítio mais freqüente da união entre ramo lateral e medial dos nervos digitais plantares, o qual fica engrossado e comprimido pelo terceiro espaço. A presença de maior mobilidade no quarto metatársico em relação ao terceiro favorece a ocorrência de microtraumas. A incidência é maior nas mulheres acima de 40 anos pela preferência em usar calçados elevados e de câmara anterior estreita, o que favorece a compressão do nervo contra o ligamento intermetatársico pela hiperextensão da articulação metatarsofalângica.
Clinicamente, o neuroma de Morton produz dor característica no antepé, levando o paciente, em algumas ocasiões, a retirar o sapato e massagear os dedos. Essa dor irradia-se para os dedos, podendo ocorrer fenômenos parestésicos nas áreas inervadas pelos ramos nervosos envolvidos e sensação de queimação, que podem ser agravados pelo uso de sapatos antifisiológicos.
O exame de palpação é melhor representado pelo sinal de Mulder, que constitui a compressão látero-lateral das cabeças metatársicas com uma mão enquanto a outra comprime o espaço comprometido. Esse teste pode produzir dor e clique palpável causado pelo deslocamento do neuroma de Morton quando as cabeças são comprimidas.
Embora seja diagnóstico na maioria das vezes clínico, exames subsidiários, como a ultra-sonografia e a ressonância magnética contrastada com gadolínio associada à supressão de gordura, podem ter grande valia no auxílio diagnóstico ou na programação cirúrgica, principalmente quando da existência de lesões múltiplas, nos casos de reoperação e quando da existência de patologias associadas ao neuroma.
O diagnóstico diferencial do neuroma de Morton deve incluir radiculopatias lombares, síndrome do túnel do tarso, fratura de estresse dos metatársicos, calosidades plantares associadas a dedos em martelo ou em garra, doença de Freiberg, neurites periféricas e neuropatias, bursites intermetatársicas, artrite reumatóide, tumor metatársico e tumores de partes moles do antepé.
Histologicamente, os achados mais frequentes são o espessamento e a hialinização das paredes epi e endoneural, associados à proliferação vascular e a variável degeneração das fibras mielinizadas.
É importante o paciente abolir o uso de calçados antifisiológicos, no caso sapatos scarpin e de salto alto, procurar usar calçados que distribuam melhor o peso durante o ato da caminhada e que tenham um sistema de absorção de impacto, é claro que muitos não podem trabalhar com esses tipos de calçados, porém seria interessante usar em períodos de transição, ou seja, em momentos de ida e volta do trabalho, atividades físicas (academia, running...), é claro que no Pilates não é necessário o uso.
Existe um cuidado dentro da atividade do Pilates, o Instrutor sempre irá orientar o aluno a fazer exercícios sem o gestual lesivo, sendo ele o de apoio em antepé e plantiflexão. Alongamentos sempre são bem vindos ainda mais os que envolvem panturrilhas e fáscia plantar. O trabalho proprioceptivo é interessante em apoios moles e depois em apoios rígidos (exemplo: balance e giroplano) afim de reorganizar a distribuição de peso na pisada. O uso de terapia manual é extremamente indicado, com manobras de descompressão metatarsais, liberação de miofascia, ligamentos e inibições musculares. Grande parte deste trabalho pode ser feito com Crochetagem e o resto com Muligan e mobilização articular.


Antes da aula, fiz crochetagem na aluna com o neuroma para não incomodar durante os exercícios com os objetivos citados acima. Ela está usando palmilha e evoluindo bem.








O exercício Pump One Leg Side, num primeiro momento não deve ser executado em plantiflexão, será executado primeiro com o calcanhar, depois com o arco do pé e por último apoiando o solado inteiro em cima do step, usando rotações internas e externas do membro inferior utilizando os componentes do quadril, joelho e tornozelo. Essas variações de posicionamentos são importantes para conscientizar e educar o uso das musculaturas envolvidas na articulação do tornozelo.

OBS: é importante em outros exercícios observar a tendência do posicionamento dos pés. Um ótimo exercício para visualizar, seriam os exercícios no cadilac para membros inferiores (leg series supine), onde existem músculos deste seguimento sendo utilizados ao mesmo tempo nos movimentos, assim ficando mais fácil de observar quais músculos serão mais solicitados de forma errônea alterando o posicionamento do pé, dando uma boa percepção para iniciar as correções.

Fonte:
.Barroco, R.S., Netto, A.P., Nery, C.A.S., Tratamento do Neuroma de Morton pela via plantar: Avaliação dos resultados cirúrgicos. Rev Bras Ortop. 1998

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons