quarta-feira, 29 de junho de 2011

Andreas Vesalius (1514-1569)

Muito pouco havia sido descoberto sobre anatomia e fisiologia desde a Antiguidade, cujas descobertas foram baseadas na dissecação de animais. A falta de aulas práticas de anatomia na Universidade de Paris acabou levando Versalius, assim como Michelangelo, a frequentar cemitérios em busca de ossadas de criminosos executados e vítimas de praga. Graduou-se doutor em Medicina pela Universidade de Pádua, na Itália, e em 1538 publicou seu primeiro trabalho, as Tabulae Sex, um conjunto de seis desenhos de anatomia feitos por ele próprio. Em 1546 foi nomeado médico da corte do sacro imperador romano Carlos V e ficou a serviço do Império até a abdicação de Carlos em 1556, tendo passado depois disso a servir a Filipe II, rei da Espanha. Vesalius morreu em 1564, provavelmente num naufrágio, na volta de uma peregrinação à Terra Santa. Ninguém sabe exatamente porque Vesalius resolveu fazer essa viagem arriscada; Conta uma versão que ele começou a dissecar um nobre que julgara morto mas cujo coração ainda batia. Por esse erro foi condenado à morte pela Inquisição, sentença que o rei Felipe teria substituído pela peregrinação. Vesalius rejeitou as ideias gregas sobre as funções corporais. No início de sua carreira, Vesalius escreveu livros sobre anatomia confiando originalmente nos textos árabes, mas, a seguir, incorporou observações de suas próprias dissecções, incluindo um auto-retrato (à esquerda) presente na obra Fabrica, publicada aos 29 anos de idade, que mostra os detalhes anatômicos de um braço e de um antebraço direitos. Sua pesquisa culminou na obra magistralmente ilustrada, publicada pela primeira vez em Basel, Suiça, em 1543, De Humani Corporis Fabrica (Sobre a estrutura do Corpo Humano). Muitos consideram esses desenhos de Vesalius como as melhores reproduções anatômicas jamais feitas, conduzindo para a época da medicina moderna. No mesmo ano, ele publicou Epitome,uma versão popular de De Fabrica, sem o texto em latim.
Alguns médicos e sacerdotes sentira-se ultrajados, temendo que a nova ciência estivesse subvertendo as especulações de Galeno consagradas pelo tempo. O tratado de Vesalius representava com exatidão os ossos, os músculos, os membros, os órgãos internos, os vasos sanguíneos (incluindo as veias para sangria) e o cérebro, porém divergia da tradição galênica por ignorar aquilo que não conseguia visualizar. Seu registro extremamente detalhado da arquitetura muscular e esquelética do corpo humano separou uma camada muscular de cada vez, a fim de revelar as estruturas subjacentes.
Apesar de sua tentativa de exatidão, alguns dos desenhos de Vesalius contêm curiosas inexatidões. Por exemplo, desenhou a veia cava inferior como um vaso contínuo; inseriu um músculo extra para movimentar o globo ocular; e acrescentou um músculo extra no pescoço presente apenas nos macacos. Apesar dessas pequenas discrepâncias, Vesalius tentou conectar a forma com a função. Mostrou que um músculo se contraía quando era feito um corte longitudinal ao longo do ventre muscular, mas que um corte transversal prevenia a contração. Vesalius confirmou que os nervos controlavam os músculos e estimulavam o movimento. Seus dois compêndios influenciaram profundamente a educação médica. Eles demoliram as teorias tradicionais acerca da anatomia humana e incentivaram os futuros pesquisadores a explorar a cisculação e o metabolismo sem as restrições impostas pelas concepções errôneas do passado. O trabalho elucidativo de Vesalius acelerou as importantes descobertas subsequentes na fisiologia e o início da ciência moderna.
Além das Tabulae Sex, Versalius foi autor de De Humani Corporis Fabrica, libri septem (mais conhecido como Fabrica), sua principal obra, que foi concluída em 1543 após inúmeras dissecações de cadáveres humanos. É uma espécie de atlas do corpo humano ricamente ilustrado, dividida em sete partes – ossos (Livro 1), músculos (Livro 2), sistema circulatório (Livro 3), sistema nervoso (Livro 4), abdômen (Livro 5), coração e pulmões (Livro 6) e cérebro (Livro 7).


























Andreas Vesalius (1514-1564), De Humani Corporis Fabrica Librorum Epitome, Folio 8r showing the first and second layers of muscles from the Epitome of Vesalius, Basel, 1543.

























Fonte:
* Gillispie, Charles C., coord. Dictionary of Scientific Biography. New York: Charles Scribner's Sons, 1970-1990. 18 vols.
* McArdle W.D., Katch F.I., Katch V.L., Fisiologia do Exercício, 6ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008.
Imagens:
*Google

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons