domingo, 5 de junho de 2011

Osteoporose X Pilates



A osteoporose é uma doença crônica e progressiva, que se caracteriza por diminuição da densidade mineral óssea e deterioração de sua microarquitetura, com consequente redução da força óssea e maior incopetência mecânica suscetível a fraturas.
O esqueleto humano é constantemente renovado pela ação conjunta dos osteoclastos e osteoblastos, tipos celulares especializados que se originam de progenitores da medula óssea. Os osteoblastos são responsáveis pela formação e os osteoclastos pela reabsorção óssea.
A osteoporose é decorrente de uma deficiência de cálcio relacionada com a idade e de um desequilíbrio entre a velocidade de degradação do tecido ósseo e a velocidade de formação de osso novo. Os medicamentos disponíveis atualmente para prevenção e tratamento da osteoporose são agentes anti-reabsortivos, que atuam inibindo a perda óssea mediada pelos osteoclastos.

Causas

.Falta de estresse físico dos ossos, devido à inatividade;
.Desnutrição suficientemente extensa a ponto de impedir a formação da matriz protéica;
.Falta de vitamina C, que é necessária para a secreção das substâncias intercelulares por todas as células, incluindo formação de osteóide pelos osteoblastos;
.Velhice, diminuição do hormônio de crescimento e funções anabólicas protéicas deficientes, déficit de produção da matriz.

Osteoporose na Coluna Vertebral

As fraturas de coluna estão entre as lesões mais comumente provocadas pela osteoporose. As vértebras enfraquecidas podem colapsar espontaneamente ou após uma lesão menor. Normalmente, a dor apresenta um início súbito, permanece localizada em uma determinada área da coluna e piora quando o indivíduo permanece em pé ou caminha. A área pode ser sensível ao toque, mas, em geral, essa sensibilidade desaparece gradualmente, após algumas semanas ou meses.
Se o indivíduo apresentar fraturas de várias vértebras (comumente na região anterior do corpo vertebral), pode ocorrer a produção de uma curvatura anormal da coluna vertebral, a hipercifose.
A necessidade de tratamento cirúrgico está indicada em situações muito graves, em que há lesão neurológica, ou dor intratável pelos meios comuns, o que acontece em apenas, 0,2% dos casos. Nos últimos anos tem sido utilizada a técnica que recompõe rapidamente a estabilidade mecânica da coluna vertebral e alivia rapidamente a dor, evitando a imobilização prolongada.

Fatores influentes nas quedas dos idosos


.Hipotensão postural;
.Diminuição da circulação vertebral;
.Déficit na condução dos estímulos nervosos;
.Déficit do sistema visão-audição-equilíbrio;
.Uso de mais de 4 medicamentos ao dia;
.Ricos intrínsecos (disposição de móveis, AVDS)

Pacientes com maiores cifoses aumentam os riscos de queda, devido ao centro de gravidade estar mais anteriorizado, o que exige um maior controle da musculatura anti gravitacional e abdominal.
Com o envelhecimento ocorrem a diminuição do tamanho e do número de fibras e da quantidade de motoneurônios, lentidão da contração muscular e rigidez do sistema motor.
Alguns autores citam o músculo tibial anterior como sendo um importante músculo atuando junto com o reto femural para equilibrar o deslocamento do centro de gravidade.

Tratamento

O tratamento ideal da osteoporose deveria ser aquele que levasse à formação de tecido ósseo ou reduzisse a velocidade de reabsorção, melhorasse a microarquitetura, restaurando a força óssea e consequentemente reduzindo o risco de fraturas. Os medicamentos disponíveis atualmente para prevenção e tratamento da osteoporose são agentes anti-reabsortivos, que atuam inibindo a perda óssea mediada pelos osteoclastos.
Não há evidências que somente os exercícios possam aumentar a densidade mineral óssea, porém se associados com a reposição hormonal podem gerar efeitos osteogênicos.

Exercícios para a osteoporose

Footwork Side Lying
Objetivo: Fortalecer glúteos máximo e médio, piriforme e quadríceps.









Footwork Toes and Heels

Objetivo: Fortalecer quadríceps, tríceps sural, tibial anterior e alinhamento corporal.







Developé
Objetivo: Fortalecer glúteo, adutores e quadríceps.











Leg series supine (círculo das pernas)
Objetivo: Fortalecer glúteo máximo, isquistibiais, adutores.













Sit up

Objetivo: Fortalecer reto abdominal sem causar impacto na coluna lombar.
OBS: existem facilitadores, como a barra tower no cadillac ou wall unit para ajudar na execução e na evolução do movimento.










Fonte:
.Apostila do Curso Metacopus-Avançado no Tratamento das Patologias da Coluna Vertebral.
.Imagens: google

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons