sábado, 10 de setembro de 2011

Apresentação do novo studio Metacorpus

Vídeo institucional da Metacorpus.

Rua: Barata Ribeiro, 668. Copacabana- RJ.

Marque já sua aula experimental.

Tel: (21) 4124-2576 ou

Através dos emails:

.Diego Ramon: diegosramon@gmail.com

.Silvana Souza: silvanasouzafisio@hotmail.com






http://www.youtube.com/watch?v=mm-3kx5xSbo


Atenciosamente,

Equipe de Pilates Metacorpus- RJ.

Reeducação Postural Global




Reeducação Postural Global (RPG), técnica usada por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença.
Criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, a Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica que tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença.
Segundo os especialistas que aplicam esse método, cada pessoa reage de maneira diferente a um problema. Portanto, a forma de combate-lo deve ser personalizada. A RPG é usada para resolver disfunções do músculo – esquelético.
Podendo ser indicada para pessoas de todas as idades, age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por Esforços Repetitivos (LER), desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos e hérnias de disco. É utilizada também para proteger contra os processos degenerativos articulares. Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura.
“Ninguém sofre de forma igual. Por isso, não podemos tratar todos como se fossem a mesma pessoa. Também não tratamos apenas o local onde há dor e sim todo o corpo”, explica Oldack Borges de Barros, fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de reeducação Postural Global (SBRPG). Segundo ele, atualmente existem cerca de 8 mil RPGistas (fisioterapeutas que utilizam o RPG) em todo o mundo, sendo três mil só no Brasil. Além do nosso País, França e Itália ocupam posições de destaque naq aplicação do RPG.
A reeducação postural global se baseia em um trabalho Corporal ativo. São utilizadas oito posições, o corpo inteiro é colocado em estreitamento máximo para que sejam verificadas quais tensões se relacionam entre si. Por exemplo: uma torção de tornozelos pode provocar uma futura dor no ombro, devido à sobrecarga que o ato de mancar exerce sobre os demais músculos. O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada. Os resultados aparecem, geralmente na décima sessão e alcançam sucesso em até 90% dos casos.

De acordo com Barros, a RPG aproveita os benefícios dos medicamentos homeopáticos e da acupuntura. Para ajudar as pessoas que não tem acesso a um RPGista, a SBRPG presta um serviço gratuito à população, no qual são atendidas cinco pessoas por mês. “Para que o atendimento seja facilitado, as pessoas devem entrar em contato por telefone e, quando vierem à entidade, devem trazer algum exame sobre seu problema”, orienta Barros.
Quando o paciente é submetido aos cuidados de um profissional qualificado, entre outras disfunções, ele pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto.

SÓ UM FISIOTERAPEUTA PODE APLICAR A RPG

Curso é dividido em nível básico e avançado em patologias específicas
A Reeducação Postural Global (RPG) tem se expandido no território brasileiro. Com isso, também tem crescido o número de falsos RPGistas que podem colocar em descrédito o método criado por Philippe Souchard.
Para aplicar a técnica antes de tudo é necessário ser fisioterapeuta. Vencido este obstáculo, é preciso participar de um curso, ministrado pelo próprio Souchard, segundo a Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global.
O aprendizado é dividido em nível básico, com duração de um mês e avançado em patologias específicas, que dura uma semana para cada especialidade. O fisioterapeutra pode se especializar, por exemplo, em esporte, pré e pós-parto e em uma série de outras áreas.

Para que haja a formação desses novos profissionais, o fisioterapeuta francês vem ao Brasil pelo menos duas vezes ao ano para transmitir o ensinamento. Mas, conforme a SBRPG, já existe no Brasil toda uma estrutura montada nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro para dar continuidade a esse trabalho.

Fonte:
.Sociedade Brasileira de RPG

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons