terça-feira, 7 de junho de 2011

Hérnia de Disco lombar e o tratamento no Pilates.



A coluna lombar revela as cinco vértebras lombares equilibradas sobre o sacro, que está situado entre os dois ossos largos da pelve, os ilíacos. Os ossos ilíacos ligam-se ao sacro através da articulação sacroilíaca.
São as maiores vértebras da coluna por sustentar o peso do corpo e seus discos também são maiores pelo seu papel amortecedor dos choques e sustentação do peso.
A curva lordótica da coluna lombar é uma curva secundária e fisiológica criada pelo próprio desenvolvimento neuro-psicomotor do ser humano e, do ponto de vista filogenético, ela é fundamental, pois diferencia o ser humano das demais espécies.
É uma região da coluna muito importante, pois é a que mais apresenta disfunções mecânicas e patologias lombo-pélvicas pela sua ligação com os órgãos genitais, fígado, sistema urinário, bexiga, intestino grosso e ligação com os membros inferiores.

Classificação das hérnias de acordo com as lesões dos anéis fibrosos

.Hérnia extrusa: ocorre uma ruptura em grande nível do anel fibroso do disco, com a extrusão (expulsão) do núcleo pulposo (material gelatinoso), para o interior raquidiano.
.Hérnia sequestrada: ocorre quando um fragmento herniado migra para cima, ou para o interior do canal medular.

Biomecânica do disco intervertebral


Um disco saudável funciona hidrostaticamente, com flexibilidade sobre baixas cargas e responde com rigidez quando é sujeito a altas cargas. Quando o disco é sobrecarregado em compressão o núcleo pulposo distribui uniformemente a pressão pelo disco que age como um amortecedor. A pressão que um disco recebe aumenta linearmente quando as cargas compressivas aumentam, portanto a pressão é de 30 a 50% maior que a carga aplicada na unidade por área.

Gráfico demonstrando nível de impacto nos discos intervertebrais da coluna.


Causas da hérnia de disco

Os fatores fisiopatológicos são vários, e nenhum fator isolado é considerado o responsável pela hérnia discal, apesar de algumas características associadas terem sido identificadas.
Entre as causas poderemos citar alguns fatores desencadeantes segundo vários autores.

1.Postura

Costuma-se atribuir à postura ereta dos seres humanos e ao fato de que a coluna vertebral não se desenvolveu de forma apropriada para a postura bípede, a causa básica da degeneração do disco.
Ficou evidente que essa ideia não é bem verdade, pois os animais quadrúpedes, cujos discos tem a mesma estrutura básica dos seres humanos, desenvolvem degeneração discal e prolapso.

2. Idade e sexo

Segundo estudos de vários autores, os prolapsos discais acontecem com maior frequência na quarta década, e no sexo masculino um pouco mais cedo, e diminui após aproximadamente aos 60 anos. Assim o prolapso discal é incomum em pessoas muito jovens e em idosos.

3.Traumatismo

Atualmente, foi comprovada que o traumatismo é um fator isolado, causador da hérnia de disco, pois o disco só pode ser precipitado se existir uma alteração discal. A capacidade dos discos normais de resistir a pressões diretas, é tamanha que a força necessária para produzir um prolapso nuclear é maior do que a necessária para a fratura de uma vértebra.


4.Carga estática

Uma carga maior imposta à coluna lombosacra, onde o sacro é fixo e a articula-se com a coluna lombar flexível, de modo que, quando o peso do corpo é transferido da coluna para as articulações sacroilíacas, uma força de cisalhamento é aplicada sobre a articulação lombosacra, o que poderá desenvolver a hérnia de disco.

5.Carga dinâmica


Pesos excessivos, com posturas erradas como ponto fixo, favorecerão as disfunções na coluna. A coluna funciona como um sistema de alavanca de báscula com todo peso suportado no núcleo e, a pressão intra-discal de qualquer movimento com cargas dinâmicas irá refletir na coluna.

Objetivos Gerais

.Buscar o equilíbrio funcional

Procurar o equilíbrio funcional dos múscuos envolvidos na coluna lombar, ou seja, alongar os tônicos e contrair os dinâmicos para garantir o melhor eixo da coluna sem compensações.

Decoaptação das articulações lombares

Além de trabalhar os músculos envolvidos, deve-se promover a decoaptação das articulações lombares, através das pompagens do sacro, etc. e manutenção desta postura para melhor irrigação e descompressão.

.Evitar a hiperextensão lombar


Em pacientes com hérnias discais, deve-se evitar a hiperextensão lombar, pois além de reforçar os músculos espinhais (que são tônicos e, portanto, não devem ser trabalhados concentricamente) intensificaria a sua fisiopatologia, promovendo a coaptação das vértebras.


Exercícios utilizando o pilates


Fase inicial


.Spine stretch
Objetivo: Melhorar mobilidade da coluna e alongar cadeia posterior.












Cuidado: se o paciente tem a coluna hipomóvel, sustentar por alguns segundos nesta posição para trabalhar estas vértebras.



.Bent leg lowers

Objetivo: Fortalecer bíceps femural, semitendinoso, semimembranoso. Quadríceps femural, adutores rotadores externos do quadril. alongar adutores e rotadores internos do quadril.












Fase intermediária

.Frog

Objetivos: Fortalecer quadríceps femural e adutores.












.Leg lowers

Objetivo: Fortalecer glúteo máximo, bíceps femural, semitendinoso, semimembranoso e adutor magno.














.Stomach Massage
Objetivo: Alongar cadeia posterior e mobilizar a coluna lombar.









Fase final

.Spine Stretch (variação)

Objetivo: Fortalecer rombóides, fibras médias e inferiores de trapézio, deltóide anterior, bíceps braquial, glúteo máximo, quadríceps e alongamento de cadeia posterior.
















.The Hundred (nada melhor do que a foto com o mestre Joseph H. Pilates)
Objetivo: fortalecer reto abdominal, oblíquo externo, quadríceps femural, grande dorsal, redondo maior e deltóide.












.Sit Up (variação)
Objetivo: Fortalecer reto do abdomen, oblíquo externo e quadríceps femural. Mobilizar a coluna.














Fonte:
.Apostila Pilates Avançado Metacorpus
.Rocha S; Salgado M; Machado S, Pilates e a terapia manual na hérnia de disco lombar, 1ª edição, Ceará, 2007.

Imagens:
.Google
.Vipilates

1 comentários:

Catarina Salgues Aragão disse...

Olá. Gostaria de saber se o Stomach Massage é, de fato, bom para ser realizado em pacientes com hérnias de disco e se a mobilização vertebral, neste caso, não irá comprimir ainda mais as vértebras, agudizando a hérnia. Obrigada!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons