terça-feira, 21 de junho de 2011

A História Real de Joseph Pilates - The Real History of Joseph Pilates

Durante dias fizemos uma pesquisa minuciosa sobre a vida de Joseph Pilates, não foi fácil reunir estas informações, tivemos que traduzir muitos textos, artigos, livros e sites. O trabalho foi intenso, temos um acervo de fotos no facebook para amigos e conhecidos terem acesso a momentos de várias etapas da vida deste ícone.
Abaixo está o documento que montamos com todas as informações.











Acima imagem que registra a certidão de nascimento de Joseph Pilates

1883 - Joseph H. Pilates nasceu dia 9 de dezembro de 1883, em Mönchengladbach a 30 minutos de Dusseldorf, na Alemanha. Seu pai era um premiado ginasta, e sua mãe trabalhou como naturopata, um tipo de Medicina complementar e alternativa que enfatiza a habilidade inata do corpo para a auto-cura; os naturopatas preferem usar remédios naturais como ervas e alimentos em vez de cirurgia ou drogas sintéticas. A família originalmente escrita do modo grego como "Pilatu", mas mudou para "Pilates, em registro 1883 seria a data de nascimento dele porém nessa época era muito comum o registro da criança ser feito um tempo depois, ainda mais de crianças que nasciam em cidades afastadas como foi o caso de Joe, a viagem durava dias de uma cidade a outra assim atrasando em dias, meses ou anos. Justamente por isso é muito comum de se encontrar na literatura a data de 1880.
Pilates foi uma criança doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, e dedicou toda a sua vida para melhorar a sua força física. Pilates passou a acreditar que o "moderno" estilo de vida, má postura e respiração ineficiente estava na raiz da saúde. Ele finalmente criou uma série de exercícios e treinamento de técnicas de engenharia e todos os equipamentos, especificações e ajuste necessário para ensinar seus métodos corretamente.

1895
- Na adolescência, Joe limpava o jardim de um vizinho que possuía uma biblioteca, em troca de desfrutar dela. Nesta época, ganhou de uma família de médicos, um atlas de anatomia. Acredita-se que este fato e o modo de vida de seus pais tenham colaborado para o aumento do seu interesse neste tema e influenciado suas escolhas. Joe então decide dedicar sua vida ao estudo e à prática de exercícios físicos, a fim de obter um corpo forte e saudável.

1895/1912
- Joseph tornou-se autodidata e aprofundou seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Neste período, em função de sua prática esportiva (kung fu provavelmente o que hoje chamamos de qigong, luta greco-romana, yoga, boxe, esqui e mergulho), Joseph Pilates possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia.

1912 - Joseph Pilates, aos 32 anos, migra para Inglaterra (Londres) onde, além de lutar boxe e trabalhar num circo, começa a ensinar autodefesa aos detetives da Scotland Yard (Metropolitan Police Service). Dois anos depois na I Guerra Mundial, Pilates, sendo de nacionalidade alemã, veio a ser chamado de “inimigo estrangeiro”, assim como todos os outros cidadãos alemães da época.


1914
- A história do método começou em 1914, na primeira guerra Mundial, quando o criador, Joseph Pilates, trabalhou no campo de concentração na ilha de Man depois de ter ficado 1 ano na ilha de Weigth. Durante esta pausa involuntária, ele começou a desenvolver intensamente seu conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, que ele mesmo chamou de "Contrologia". Estudou yoga e os movimentos de animais e treinou seus companheiros no condicionamento físico e exercícios. Conta-se que esses prisioneiros sobreviveram a grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma física. No tempo em que ficou preso Joe descobriu o poder das molas, teve que improvisar retirando parte das macas para criar astes e retirou as molas que ficavam em baixo dos colchões para fixá-las nas astes fazendo assim o primeiro aparelho, que encontramos em algumas fotos.



Na prisão, ele improvisou.
Exercícios eram feitos até em cadeira de rodas, Joseph Pilates não deixou nenhum de seus companheiros de prisão parados, nem os mais debilitados. Se alguém estivesse preso a uma cadeira de rodas, ele a adaptava para seus exercícios.



Nas fotos acima podemos observar que a Wunda Chair, Combo Chair, Eletric Chair e Arm Chair, sairam deste prototipo, que foi idealizado por Joe durante sua estada em Man.

1920 - O sistema de exercícios é fundado, a Contrologia nasce! Os exercícios conseguem promover uma verdadeira reeducação dos movimentos, identificando os limites e as necessidades da anatomia humana. Depois da guerra (WWI), ele retornou à Alemanha e colaborou com especialistas importante na dança e exercícios físicos, tais como Rudolf Laban. Em Hamburgo, ele lutou boxe durante a fase em que era uma prática ilegal, existem 2 registros de lutas dele em 1922 que foram suas primeiras lutas, uma na categoria peso médio contra Fritz Dubois que durou 10 rounds e terminou em empate, e a outra no mesmo ano contra Albert Wagner onde sofreu nockout no quarto round. Um tempo depois Joe conheceu Nat Fleischer que foi um famoso colunista da revista "Ring Magazine" que estava a procura de um boxer em ascendência, com a participação em revistas Joe teve uma boa aparição na midia que o levou a se tornar treinador de policiais do Departamento de Policia de Berlin, mais para frente ele foi pressionado a treinar os membros do exército alemão sempre secretamente, pois depois da primeira guerra mundial o Tratado de Versailles que proibia o treino de homens para guerra.

1925
- Joseph tirou férias e foi para os EUA em um navio chamado Albert Ballin dia 6 de Outubro, acompanhado de 2 amigos, Marks e Clerk que ficaram morando por lá mesmo, Joe voltou 60 dias depois para a alemanhã. Em 1926, descontente com a situação sócio-política de seu país, Joe resolveu imigrar para os EUA de vez e abandonar seu trabalho com o boxe, embarcou em um navio chamado Westphalia dia 14 de abril chegando somente dia 27 do mesmo mês. Somente nesta viagem que Joseph foi conhecer sua terceira esposa, Anna Clara Zuener. Fazendo um pequeno apendice é interessante lembrar que sua primeira esposa Maria que faleceu em 1913, com ela teve uma filha chamada Helene apelidada carinhosamente de Leni que nasceu em 1906 dia 30 de novembro, cuja a primeira visita ao pai nos EUA foi em 1939 já com 33 anos. Sua segunda mulher chamada Elfriede com quem se casou no dia 30 de outubro de 1919, teve um relacionamento curto com ele e sem filhos, pois foram separados quando Joe foi para a Ilha de Weigth como prisioneiro na Primeira Guerra mundial, assim fazendo de Clara sua terceira esposa.
Bom, então Joseph Pilates imigrou para os EUA em 1926 e foi morar com seu Tio William Meyer que morava no Nº112 da Rua 59th em Manhattan, Já Clara foi morar no Brooklyn com seu Tio Louis Mitschang que morava no Nº480 da Harman Street. Existe um mito em que a motivação para ele ter imigrado para os EUA em que Joe iria treinar um boxer chamado Max Schmeling e que se esse atleta ganhasse o campeonato nacional de peso pesado o mesmo iria montar seu primeiro studio, este boxer somente teve sua primeira luta em 1930 e não existem registros de alguma ligação entre os dois. Uma prova que acaba com este mito é a data e o local da primeira patente dos aparelhos de pilates, o primeiro aparelho criado e patenteado foi o "Universal Reformer" em 27 de agosto de 1924 e um dos motivos de suas férias em 25 foi para criar uma patente do reformer nos EUA também. Tanto Clara quanto Joseph tiveram sua naturalização em 1933, se declarando Solteiros, não existem registros de alguma união matrimonial entre os dois, sabe-se que em 1939 os dois dividiam o mesmo endereço.

Abaixo temos o Livro de embarque com o nome de Joseph Pilates como: Pilates, Joe:

Abaixo o livro de embarque com o nome de Clara Zuener:

1929- The Pilates Studio NYCP

The Pilates Universal Gymnasium ficava no Nº939 da Oitava Avenida em um edificio chamado Van Dick, famoso pela quantidade de artistas que trabalhavam nele, por isso era chamado de "Artist's colony", diferente do rumor de que o studio ficava em um prédio que tinha uma academia de boxe. O telefone do studio foi divulgado pela primeira vez em 29 no "winter edition of the Manhattan telephone directory" o número era 5-7161 assim dando nosso primeiro registro sobre o studio, não sabemos se ele abriu antes desta data, pois não foram encontrados dados concretos sobre isso, apenas especulações. Seu cartão profissional dizia o seguinte:


"A MAN IS AS OLD AS HIS SPINE IS FLEXIBLE

A WOMAN AS OLD AS SHE LOOKS IN THE MORNING"

"Um homem é tão velho quanto sua coluna é flexivel,

A mulher é tão velha quanto aparenta ser de manhã"




1930, 1932 - Joe e Clara decidiram pedir a cidadania americana, Joe em 30 e Clara em 32, abaixo segue o pedido documentado.









1934
- Pilates publica seu primeiro livro com o editor Judd Robbins, “Your Health: A Corrective System of Exercising That Revolutionizes the Entire Field of Physical Education”.









1940
- Na década de 40, Joseph tinha atingido grande notoriedade no mundo da dança, embora haja poucas informações sobre o início do primeiro estúdio para a prática de Pilates. Diz a revista Dance de Fevereiro de 1956: “Mais tarde ou mais cedo, virtualmente, todos os bailarinos de Nova Iorque, e seguramente todos aqueles que tinham estudado no Jacob’s Pillow entre 1935 e 1951, tinham-se calmamente submetido à instrução entusiasta de Joe Pilates”.

1942 - Mary Pilates, sobrinha de Joseph Pilates,
começa a trabalhar no estúdio com seu tio e segue exatamente a metodologia que seu tio a ensinou.
Em nossa pesquisa encontramos também o documento que todo imigrante durante a Segunda Guerra Mundial (WWII) teve que se submeter a fazer para o controle dos EUA sobre ameaças internas, o "Draft Card" Joe tinha 59 anos na época, uma curiosidade é como ele se descreve no documento: "Raça- Branca, Olhos- Azuis, Cabelo- Cinza, Face- Rude e com um olho a menos que foi perdido em uma luta aos cinco anos. Já Clara colocou que era uma "pessoa que sempre vai lembrar de seu endereço". Abaixo segue o documento de Joseph.










1945
- Joseph Pilates lança seu livro junto com o amigo William John Miller, intitulado: "Return to Life Through Contrology”.











1960
- No início dos anos sessenta, o studio de Pilates contava entre seus clientes com muitos bailarinos de Nova York. Jorge Balanchine treinava “no Joe’s”, como ele chamava, e convidou Pilates a ensinar as suas jovens bailarinas no New York City Ballet. Joseph Pilates começava a ser popular também fora de Nova York, segundo o New York Herald Tribune em 1964: “Em aulas de dança pelos Estados Unidos, centenas de jovens treinam diariamente um exercício que conhecem como sendo Pilates, sem saber que a palavra tem letra maiúscula e corresponde ao nome próprio de uma pessoa real e viva".


1967 - Quando Joseph Pilates morreu em 1967, o seu método era praticamente desconhecido fora do grupo restrito constituído por dançarinos, atores, e clientes ricos que tinham treinado no seu estúdio. Joe acreditou fervorosamente no seu trabalho até seu último suspiro, segundo histórias contadas, Joseph faleceu após um grande incêndio em seu studio, pois tentou salvar tudo o que pode em meio as chamas. Segundo a Historia que contamos lá no inicio Joe tinha asma, muitos dos que dão continuidade a sua trajetória dizem que ele veio a óbito devido a complicações respiratórias por conta de sua asma. Mas nada foi confirmado, sua morte é uma incognita, outros dizem que ao perder tudo Joe se entregou aos cigarros, charutos cubanos que tanto amava, wisk e jogos. As más linguas dizem que ele morreu por conta destes vícios, mas acredita-se que ele veio a falecer devido a sua idade avançada.

Ao longo da sua carreira de 38 anos como Diretor de Cultura Física, ele desenvolveu uma lista de clientes com bem mais de 2.000 alunos, incluindo celebridades, artistas famosos, escritores, membros da realeza e do New York "high society". Na década de 1940 um jornal canadense publicou o seguinte: Joe's Studio "um salão de exercício para a classe alta" devido à sua taxa da sessão $ 10.

Como todo gênio Joseph também foi um grande "marketeiro", como qualquer outro culturista físico de sua época, Joe não foi inocente quando se tratava de lançar rumores. A história de sua infância doentia crivada de asma e raquitismo é altamente improvável, considerando o seu pai era o diretor de todos os turnvereins¹ na Renânia. Joe também aumentou sua idade em três anos para que as pessoas ficariam impressionados com a sua aparência jovem.

¹- Turnvereins era clube de ginástica, clube de exercício de A.K.A., fundada pelo professor e patriota alemão Freidrich Ludwig Jahn, em Berlim, em 1811. O Clube foi desenvolvidos para se preparar fisicamente jovens para defender seu país contra a França napoleônica. Trazido para a América na década de 1850 por imigrantes alemães, que mais tarde ficou conhecido como o "American Turners".

Em meio a tudo felizmente, Joe deixou seu legado que pode ser visualizado na figura abaixo.


Acima para finalizar temos Joseph e sua equipe reunidos em foto rara e possivelmente única.

4 comentários:

Filtro dos Sonhos disse...

Acho interessante conhecer a história de Pilates mais a fundo, gostei muito do texto!

Giselle Kramer disse...

Excelente o seu texto. Seria interessante adicionar todas as referências que usou para. Assim seu texto pode ser usado em citações bibliográficas.

Giselle Kramer disse...

Excelente o seu texto. Seria interessante adicionar as referências bibliográficas que usou. Assim seu artigo pode ser usado em citações bibliográficas.

Unknown disse...

Primoroso e acurado trabalho de pesquisa documental e escoima biográfica acerca de Jopseph Pilates, cuja vida, obra e legado ainda são pouco difundidos no Brasil. Parabéns!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons