domingo, 14 de agosto de 2011

Centragem




Pilates com a bola e outros sistemas de exercícios holísticos envolvendo corpo e mente podem ajudar no reaprendizado de como utilizar os músculos abdominais e os músculos hipertensos de controle. Eles não são, entretanto, suficientes para exercitar o corpo. Precisamos exercitar nossas mentes contra os efeitos acumulativos do estresse. Joseph Pilates sabia disso. Quando desenvolveu seu método altamente eficaz de condicionamento físico e mental, buscou o melhor das filosofias orientais e ocidentais de exercícios, visando a perfeita harmonia do corpo, mente e espírito.
Pilates acreditava que todo o movimento deveria ser iniciado a partir do centro de força. Quanto mais forte o centro de força, mais eficaz será o movimento. Esse processo é chamado de centragem e é o princípio fundamental de Pilates. A centragem seria o "abdomen contraído" durante a prática dos exercícios. Sem o trabalho efetivo vindo do centro de força, poderemos nos machucar ou ser incapazes de realizar um movimento por completo.

Exercícios abdominais

Pilates com a bola é uma ótima terapia para dores na coluna lombar. Lembre-se de usar a repiração, principalmente a expiração, para ajudar a contrair o abdomen e proteger a sua região lombar. Cuidado com a tensão na cervical, quanto mais forte for o abdomen, menor será a tensão na cervical. Pode ser feito de 8 a 10 repetições. Joseph Pilates era inflexível quanto ao número de repetições. Ele chamava de excesso de treinamento um erro que lesa, exaure e "envenena" os músculos. É a qualidade que importa o movimento e não a quantidade.
Uma posição eficiente para ensinar a posicionar os músculos abdominais para dentro e para fora é aquela em que os joelhos e as mãos estão apoiadas no chão. Quando falo em umbigo em direção à coluna, gosto de tocar a região inferior do abdomen, como forma de fazer com que o aluno perceba o movimento e que consiga realizá-lo eficazmente. O objetivo principal é fazer com o que o aluno aprenda a criar um "cinturão forte", encaixando os músculos abdominais.
Esse movimento é sutil, a contração do abdomen é feita devagar e de maneira controlada. Os músculos dos glúteos não são envolvidos. Importante evitar a hiperextensão da coluna ou movimentar a pelve. Mantenha o quadril neutro, ombros relaxados, inspire pelo nariz e expire pela boca.

Fonte: .
.Craig, C. Pilates com a bola, Phorte 2ª edição, São Paulo, 2005.

Imagem:
.Studio de Pilates Metacorpus Tijuca-RJ


0 comentários:

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons