domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pilates e qualidade de vida no Brasil


Bem-estar, saúde e qualidade de vida. Esses são os grandes resultados vivenciados pelos praticantes do Pilates, um sistema de exercícios que promove o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates no início do século 20, a técnica que une condicionamento físico e mental conquistou adeptos no Brasil e no mundo, ganhando a cada dia mais espaço, seja em ambientes de fisioterapia ou mesmo em academias de ginástica. 
Com o objetivo de fortalecer músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo, os exercícios de Pilates ensinam a consciência da respiração, alinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos dorsais profundos. O método trabalha o corpo como um todo, promovendo saúde, beleza e qualidade de vida.
A prática dos movimentos naturais permite o controle sobre o corpo, levando em conta a concentração, a percepção de si, o alongamento e a flexibilidade, além da força e do desenvolvimento físico. 
Ao contrário da ginástica convencional, o foco do Pilates não está na quantidade, mas na qualidade da execução dos movimentos. A qualidade e a precisão deles é que são focadas. Por isso, concentração, precisão e controle dos movimentos são essenciais para alcançar resultados significativos em um tempo mais curto do que o esperado. O Pilates conta com mais de 500 exercícios que vão dos níveis básico ao avançado e devem ser executados sob orientação profissional. 
Os exercícios são aplicados de acordo com as necessidades do indivíduo. Aos poucos os movimentos tornam-se cada vez mais complexos, conforme o praticante evolui na técnica.
Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios que já foram citados em outra postagem, mas vele a pena reforçar: respiração, concentração, centro, precisão, fluidez e controle. 

Princípios

Respiração: ao realizar uma respiração completa, na expiração é expelido todo ar impuro e na inspiração é trazido o ar fresco, promovendo mais vitalidade ao corpo. Durante a fase de esforço, utilizamos a expiração  e a inspiração para preparar o movimento.

Concentração: é a conexão entre o corpo e a mente, garante o desenvolvimento da consciência corporal. O praticante deve colocar sua atenção em cada gesto. Com o objetivo de trabalhar o corpo, é necessário estar em sintonia com a mente, pois é ela que vai comandar a ação muscular. Para realizar um dado movimento, é necessário prestar a máxima atenção para ter uma execução plena e eficaz. 

Centro: centro de força (powerhouse) de onde se organizam os movimentos. Toda a energia requerida pela execução de exercícios é iniciada no centro de força, fluindo para as extremidades e garantindo a estabilidade da coluna.

Precisão: para usufruir na totalidade dos benefícios dos exercícios de Pilates, é necessário que se preste atenção em cada detalhe, executando as poses de modo preciso. A qualidade do exercício é mais importante que a quantidade.

Fluidez: a execução do exercício é feita de forma fluida e harmoniosa. Os movimentos são contínuos e ritmados, evitando, assim, tensão, rigidez e mal- estar. 

Controle: é a essência do método, pois, quando o trabalho é feito a partir do centro e com alta contração, terá como resultado o controle total do movimento a ser executado. A realização plena do movimento evita lesões e gera resultados positivos. 

Benefícios

Diversos são os benefícios do Pilates, seja para a mente, seja para o corpo. Entre eles, estão: condicionamento do corpo, melhora da capacidade cardiorrespiratória, com desenvolvimento da função e eficiência pulmonar e melhora da circulação; aumento da força; elasticidade muscular e mobilidade articular; alívio do estresse e da tensão; otimização do desempenho esportivo; melhoria do desempenho sexual; melhoria das funções neuromusculares; despertar da consciência e controle corporal, permitindo uma conduta postural correta; diminuição da porcentagem de gordura corporal; aumento da densidade óssea; melhoria do estado geral de saúde. Além disso, estão inclusos; aumento da estabilidade para a pélvis e os ombros; prevenção de doenças e reabilitação física; mais equilíbrio e coordenação; alívio de dores; promoção do bem-estar; integração entre corpo, mente e espírito. 

Aparelhos

Para a execução dos exercícios, Joseph Pilates desenvolveu aparelhos apropriados para o seu método: o cadillac, o reformer, a cadeira e o barrel.

Cadillac: inspirado nas camas hospitalares do campo de concentração na Primeira Guerra mundial, quando Pilates adaptou alguns acessórios como alças e molas. As barras e os diversos acessórios auxiliam na execução dos movimentos para praticantes saudáveis ou na reabilitação de lesões. Praticantes em níveis avançados utilizam as barras de ferro localizados na parte superior do equipamento, similar às barras paralelas utilizadas por ginastas em suas acrobacias. Foi desenvolvido para corrigir e estimular novas formas de equilíbrio, desenvolver força, flexibilidade, mobilidade articular e estabilidade a a partir do centro de força. Há mais de 80 possibilidades de exercícios, além de suas variações.


Reformer: composto por molas, alças e tiras de couro (que hoje são cordas), funciona como um carro que corre sobre uma plataforma de madeira. A resistência das molas pode ser alterada para diminuir ou aumentar a potência, dificultando ou facilitando a execução dependendo de cada movimento. Existem cerca de 100 exercícios diferentes que podem ser executados : deitado, ajoelhado, sentado e de pé.



Cadeira: utilizando a resistência das molas, a wunda chair foi inspirada no trabalho de artistas de circo. Ele permite uma ampla variedade de movimentos, exigindo fortalecimento, flexibilidade muscular, controle do equilíbrio e alinhamento corporal.
É possível trabalhar em várias posições: sentado, deitado, apoiado nos joelhos, em frente, atrás ou em pé sobre ela , fazendo da cadeira o mais funcional dos aparelhos. As molas podem ser alteradas conforme o exercício e a intensidade.


Barris: o small barrel (conhecido como meia- lua), é o menos deles. Já o ladder barrel foi inspirado no aparelho "cavalo" da ginástica olímpica. Os exercícios nos barris trabalham no alongamento axial e na descompressão discal, além de promover alinhamento e equilíbrio entre os grupos musculares do tronco, corrigindo maus hábitos posturais. Pode-se trabalhar em decúbito dorsal , ventral, em cima e na lateral. 



História do Pilates no Brasil

No Brasil, o método chegou apenas nos anos 1990, na Bahia, sob a iniciativa de Alice Becker, hoje diretora da Physio Pilates, a primeira brasileira a se certificar para instrução do Pilates. A dançarina Ruth Rachou, em 1993, trouxe a técnica para o espaço de dança Ruth Rachou em São Paulo. Em 1994, Maria Cristina Rossi Abrami, certificada pelo Physicalmind Institute, nos EUA, iniciou as suas atividades com pilates em São Paulo, no centro de Ginástica Postural Angélica (CGPA). Em 1996, Inélia Garcia, após ter feito a sua certificação com Romana Kryzanowska, iniciou também em São Paulo os trabalhos com a técnica de Pilates. Licenciada pelo The Pilates Studio, Inélia promove cursos de formação no Brasil. Já Elaine de Markondes é responsável pela difusão do pilates em Curitiba desde 1997.
A Metacorpus iniciou sua marcante e inovadora trajetória no ramo do método Pilates em 2002, na cidade do Rio de Janeiro. Naquele ano, os fisioterapeutas Michel Henriques Salgado e Sérgio Machado Cunha, com muita coragem, vontade de acertar e sem medo de arriscar, produziram os seus próprios aparelhos para a prática de exercícios e, com um primeiro e notável diferencial no mercado, introduziram o uso de aço inoxidável nas partes metálicas dos equipamentos. O grande sucesso alcançado durante a festa de inauguração, inclusive com encomendas de aparelhos, levou os profissionais a vislumbrarem a possibilidade de produzir os equipamentos com excelência, qualidade e preços mais acessíveis aos praticados no mercado. 
Sergio e Michel começaram a obter excelentes resultados no tratamento de patologias aplicando o Pilates como técnica. Resolveram, então, montar um curso que possibilitasse aos profissionais da área da Saúde a formação em Pilates e, consequentemente, a difusão da técnica para tratamento de pacientes e como ferramenta de condicionamento físico. 
Com o passar do tempo, a Metacorpus cresceu e tornou-se uma das principais empresas especializadas na técnica do Pilates, tratando patologias e ministrando cursos e aulas em studios espalhados pelo Brasil. Hoje, a empresa opera em 15 estados brasileiros com cursos regulares e possui studios próprios em várias das principais capitais destes estados. 
Com sede própria na cidade do Rio de Janeiro, a empresa produz atualmente três linhas de produtos para Pilates: Clinical, Elite e Padrão. Os produtos Metacorpus são reconhecidos pela excelência e qualidade e utilizados por todo o mercado Latino Americano e também por clientes da América do Norte, Europa e África. 
O Know How no manejo do aço inoxidável vem de longa data, tanto é que a Metacorpus também fabrica móveis e estruturas pré-concebidas em aço inoxidável. Neste ramo de atividade a Metacorpus interage com profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e decoração que possuem mais de 20 anos de experiência no manejo das matérias primas essenciais (aço inoxidável e madeiras maciças). Contamos ainda com profissionais das áreas de Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudióloga, Pedagogia, Engenharia, Contabilidade, Administração, Arquitetura, Dança, Decoração, Comunicação e Direito que enriquecem a empresa com idéias e mantêm a qualidade dos produtos e serviços prestados. 
A Metacorpus perseguirá continuamente suas metas de promover o bem estar físico e mental de seus clientes através do Método Pilates e fornecer produtos e serviços que viabilizem ao profissional da área de saúde aplicar o Método Pilates. Para tal se coloca no mercado da saúde como referência para produtos e serviços para o método Pilates. 


Para informações na compra dos aparelhos e na realização dos cursos, entrem em contato com  a Central da Metacorpus: 0800-2826051.

                            

Fonte:
Imagens:
  • Google



0 comentários:

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons