sábado, 11 de agosto de 2012

Modelo de Panjabi




A região lombar da coluna vertebral desempenha um papel fundamental na acomodação de cargas decorrentes do peso corporal, da ação muscular e das forças aplicadas externamente. Esta região deve realizar a função de ser forte e rígida, especialmente quando sob carga, para manter as relações anatômicas intervertebrais e proteger os elementos neurais. Em contraposição, ela deve ser flexível, para permitir o movimento (COX, 2002; SAHRMANN, 2002). 
A capacidade de envolver essas duas funções é adquirida através de mecanismos que garantem a manutenção do alinhamento vertebral. Quando estes mecanismos se encontram em desequilíbrio, é produzida a instabilidade lombar, que terá como principal conseqüência a dor (COX, 2002; SAHRMANN, 2002).
De acordo com o modelo de Panjabi (1992), a estabilidade da coluna decorre da interação de três sistemas: passivo, ativo e neural
sistema passivo compõe-se das vértebras, discos intervertebrais, articulações e ligamentos, que fornecem a maior parte da estabilidade pela limitação passiva no final do movimento. 
sistema ativo constitui-se dos músculos e tendões, que fornecem suporte e rigidez no nível intervertebral, para sustentar forças exercidas no dia-a-dia. Em situações normais, apenas uma pequena quantidade de co-ativação muscular, cerca de 10% da contração máxima, é necessária para a estabilidade. Em um segmento lesado pela frouxidão ligamentar ou pela lesão discal, um pouco mais de co-ativação pode ser necessária. 
sistema neural é composto pelos sistemas nervosos central e periférico, que coordenam a atividade muscular em resposta às forças esperadas ou não, fornecendo assim estabilidade dinâmica. Esse sistema deve ativar os músculos corretos no tempo certo, para proteger a coluna de lesões e permitir o movimento (PANJABI, 1992).
Segundo Panjabi (1992) e O`Sullivan (2000), a instabilidade espinhal é uma significante diminuição na capacidade do sistema de estabilização da coluna em manter as zonas intervertebrais neutras nos seus limites fisiológicos. O tamanho da zona neutra - região de lassitude ao redor de uma posição neutra em um segmento da coluna - é considerado uma importante medida de estabilidade e é influenciada pelos sistemas de controle passivo, ativo e neural. 

Fonte:

0 comentários:

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons