domingo, 1 de maio de 2011

Gravidez X Pilates



O Pilates tem se tornado parte integral do estilo de vida de muitas mulheres conscientes da importância do mesmo tanto para a saúde, quanto para benefícios estéticos. Contudo, muitas mulheres param de se exercitar, durante a gravidez, por causa das preocupações com relação ao bem estar do feto. Embora a gravidez seja associada a várias alterações fisiológicas e psicológicas e a resposta ao esforço físico seja diferente durante esse período, o Pilates pode ser muito benéfico para mulheres grávidas que não possuam complicações médicas ou obstétricas.

Dores lombares na gravidez
Lumbar back pain (dor lombar): caracterizada como sendo comum nas gestações e não diferente lombalgia observada na população geral. Frequentemente as gestantes apresentam este sintoma antes de engravidar e, provavelmente, terão os mesmos sintomas no pós-parto. É localizada na região lombar, estimulada quando se faz a flexão do tronco, sendo causa da diminuição da amplitude de movimento da coluna lombar, se acompanha de músculos eretores espinhais doloridos à palpação. A dor tipo pontada, de intensidade moderada, que se apresenta principalmente entreos períodos da tarde e da noite. Pode ser agravada por movimentos de flexão e extensão do tronco, pelo esforço físico, pela execucação de trabalhos domésticos, caminhadas, etc. A frequência da dor aumenta com a idade gestacional e as regiões mais acometidas são: sacroilíaca, a coluna lombar e a região cervicotorácica.

Abdominais em gestantes

A flexão da coluna durante o exercício abdominal diminui o tamanho da cavidade abdominal e pode aumentar excessivamente a PIA, favorecendo o risco de ruptura da bolsa, e é por esse motivo que a amplitude de movimento deve diminuir cerca de 60-80% da amplitude normal. Em alguns casos, o simples movimento de flexão da coluna cervical, já é o estímulo suficiente para o fortalecimento da musculatura abdominal. Esta situação ocorrerá em mulheres que não praticavam nenhum tipo de de atividade física antes de engravidarem e, por isso, além de possuírem baixo condicionamento da musculatura abdominal , são as que possuem um maior risco de ruptura da bolsa. De maneira inversa, as mulheres que praticavam atividade física, antes de ficarem grávidas, possuem um maior nível de condicionamento da musculatura abdominal, conseguindo realizar amplitudes maiores com risco de lesão muito menores para o feto.

Benefícios dos exercícios abdominais para as gestantes

. Manutenção da postura da região lombar;
. Menor deslocamento do centro de gravidade da mãe para frente;
. Maior capacidade de força de contração da musculatura abdominal, que facilita a expulsão do feto no momento do parto;
. Melhor recuperação da diástase abdominal;
. Melhor reorganização visceral;
. Maior facilidade de excreção (fezes e urina) dos dias imediatamente posteriores ao parto;
. Menos risco de dores pélvicas no final da gravidez e depois do parto.

Fonte:
.Apostila do Curso de Atualização Pilates Metacorpus.

0 comentários:

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons